Neab promove seminário alusivo ao Dia da Consciência Negra

Tema será “Debates e reflexões sobre o negro em Alagoas”, nos dias 13 e 14

Manuella Soares – jornalista

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab) da Ufal promove, nos próximos dias 13 e 14, no Espaço Cultural, evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O seminário intitulado “Debates e reflexões sobre o negro em Alagoas” vai convidar antigos e atuais membros do Núcleo para contar um pouco da história e dos projetos desenvolvidos ao longo de três décadas.

A programação do dia 13 começa às 9h com esse resgate histórico. Num segundo momento, no dia 14, a partir das 14h30, haverá discussões sobre os trabalhos relacionados ao tema desenvolvidos por alunos da Ufal. As inscrições para participantes e para apresentação de trabalhos podem ser feitas por meio do telefone 3214-1542, das 8h30 às 12h30. A Pró-reitoria de Extensão vai disponibilizar certificados para os participantes.

Atuação do Neab

Criado em 1981 para realizar estudos com o objetivo da implantação do Memorial Zumbi, na Serra da Barriga, o Neab realiza ações comunitárias de afirmação da identidade negra, além de políticas de ações afirmativas para as populações afrodescendentes de Alagoas, capacitação de professores abordando a temática e pesquisas na área. O Núcleo é atualmente coordenado pela professora Clara Suassuna, que comemora o crescimento do Neab e mais um evento promovido para a consciência negra.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no blog do Neab.

Programação

Dia 13/11 - das 9h às 12h - Apresentação da História do Neab a partir da fundação - Parceiros e antigos estagiários

- das 14h30 às 17h - Roda de conversa - Apresentação das linhas de trabalho

Dia 14/11 - das 9h às 12h - Apresentação dos trabalhos dos estudantes.

- das 14h30 às 17h - Roda de conversa sobre os trabalhos.