Pesquisadores da Cied apresentam trabalhos em Portugal
Eventos acontecem na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Viseu
- Atualizado em
Ascom Cied
Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal e dos cursos na modalidade a distância participam, em Portugal, de dois importantes eventos na área de tecnologias digitais da informação na educação, formação docente e educação à distância. Trata-se do 2º Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação e do 15º Simpósio Internacional de Informática Educativa (Siie).
O 2º Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação foi realizado na Universidade do Porto, em Portugal, no período de 1º a 3 de novembro. O evento é coordenado pela área de investigação, formação, saberes e contextos de trabalho e educação, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Ciie), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), por grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE) e pela RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), UFMG, UFPEL e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal)
No evento foram divulgadas e compartilhadas pesquisas educacionais realizadas no Brasil, Portugal, América Latina e outros países, que tenham como eixo temático o trabalho docente e formação; formar e consolidar redes de mobilidade, intercâmbio e cooperação acadêmica nacional e internacional entre Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Ufal e das universidades parceiras.
O encontro se propôs a mobilizar docentes, investigadores e orientadores e estudantes de pós-graduação dos grupos das instituições envolvidas para a ampliação da formação de mestres e doutores no Brasil e em Portugal, bem como contribuir para a produção científico-acadêmica no âmbito dos programas de pós-graduação envolvidos.
O coordenador da Cied, Luis Paulo Mercado, participou da mesa-redonda Trabalho Docente, EAD e Tecnologias de Informação e Comunicação, e abordou o tema Educação online e multiletramento digital: experiência no ensino superior em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação.
Pesquisas de Alagoas
O outro evento, o 15º Simpósio Internacional de Informática Educativa, será realizado em Viseu, Portugal, entre os dias 13 e 15 de novembro. O Siie é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das TIC em Educação.
A Cied será representada pelo vice-coordenador, Fernando Pimentel, que apresentará três trabalhos científicos: A Contribuição do uso das TIC no Processo de Ensino Aprendizagem, de Cleber Nauber dos Santos (Ifal); Deise Juliana Francisco, Fernando Pimentel e Luis Paulo Mercado (todos da Ufal); O papel da interação entre pares simétricos na construção de mapas conceituais, de Fernando Pimentel; Uso das Redes Sociais por estudantes de jornalismo no processo aprendizagem, de Cátia Cristina de Sousa Pimentel e Fernando Pimentel.
Outro trabalho a ser apresentado no evento é Mídias na sala de aula: o papel da formação continuada para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, de Clésia Maria Hora Santana e Cleide Jane de Sá Araújo Costa, docentes do curso de Sistema de Informação a distancia da Ufal.
Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, os trabalhos apresentados nos dois eventos internacionais mostram a qualidade da produção cientifica desenvolvida pelos pesquisadores da Ufal na área de TIC e educação a distancia. Ele destaca, também, a participação dos pesquisadores nos eventos. “Esses eventos são grandes fóruns de pesquisa na área e neles participam pesquisadores renomados, o que permite novas articulações para ampliação das ações de pesquisa na EAD da Ufal”, completou.
Trabalho Docente e Formação
Foram apresentados os seguintes trabalhos de autoria de docentes pesquisadores dos cursos a distância da Ufal:
* “Incorporação dos referenciais brasileiros de qualidade no trabalho dos professores da educação à distância” - Eliana Maria de Oliveira Sá e Anamelea de Campos Pinto;
* “As relações existentes entre as ações da tutoria e a autoria do discente da EAD Online” - Maria Aparecida de Araújo Lima e Anamelea de Campos Pinto;
* “Webgincana como estratégia de ensino aprendizagem no ensino superior” - Marily Oliveira Barbosa, Arlete Rodrigues dos Santos e Luis Paulo Leopoldo Mercado;
* “Letramento digital: do lúdico à aprendizagem” - Yára Pereira da Costa e Silva Neves, Luis Paulo Leopoldo Mercado e Joseane Basílio da Silva;
* “Entre a crítica ao progresso e as contribuições da tecnologia na sociedade atual: uma discussão da relação entre as TIC, a Educação e o Trabalho Docente” - Rafael Alexandre Belo;
* “A percepção dos cursistas da especialização em mídias na educação (1ª oferta) acerca dos objetos de aprendizagem” - Maria do Socorro Dias de Oliveira;
* “O blog como instrumento pedagógico na disciplina língua portuguesa: motivação e inovação nas aulas de Ensino Médio” - Elisangela Leal de Oliveira Mercado e Sandro de Lima Basilio.