Professora de Sorbonne faz palestra na Ufal

Nicole D'Almeida falou sobre as perspectivas contemporâneas da comunicação

Professora Nicole D'Almeida, Charles Zozzoli e o coordenador do curso de Comunicação, Amilton Gláucio | nothing

Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas recebeu na tarde desta segunda-feira, 4, a visita da professora da Universidade Paris-Sorbonne, Nicole D'Almeida. Ela veio ministrar uma palestra dentro da programação do Seminário do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Marca e suas Interfaces (Giemi), coordenado pelo professor Charles Zozzoli, do curso de Comunicação Social.

Com o título Perspectivas contemporâneas em comunicação, a pesquisadora francesa dialogou bem, em português, com alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas que assistiram à palestra. Ela apresentou dados de estudo realizado na França, que mostra o perfil dos profissionais da comunicação e o mercado de trabalho nos grupos, associações e organizações públicas e privadas do país.

Segundo Nicole, em menos de uma década, cresceu três vezes o número de colaboradores empregados no setor de comunicação da França. “Essa é uma profissão que cresce muito, mas não se pode fazer ou falar qualquer coisa. É preciso se dedicar a construir regras na maneira de se comunicar”, destacou.

A palestra tratou ainda sobre a evolução da área que se transforma, mas que procura sempre um equilíbrio. “A modificação das técnicas introduzem uma diferença muito importante nas relações e nos sentidos de comunicação entre as pessoas e os grupos. É preciso aprender a arquitetura da comunicação de maneira vertical, clássica, ser um emissor que transmite mensagens aos grupos com um esquema mais horizontal, contemporâneo, onde a comunicação tem simetria, proximidade de intercâmbio. Novas regras, por exemplo, permitem uma transformação que reequilibra esse esquema clássico e tradicional da comunicação”, comentou Nicole.

A professora de Sorbonne prendeu a atenção da plateia que disputou um lugar no estúdio de telejornalismo do COS para assistir à palestra. Entre a geração de futuros profissionais, Nicole falou sobre a comunicação e o mercado da Web. “O papel não desapareceu e terá sempre um lugar importante. É o tipo de mídia mais clássico, mas, hoje, ele tem um sentido diferente, é sinônimo de nobreza. As operações de prestígio usam a mídia impressa. Na França, apenas 15% dos profissionais empregados na área são do setor digital”, ressaltou.

A programação do Giemi termina nesta terça-feira, 5, com um encontro dos professores e pesquisadores do grupo.

Sobre a palestrante

Nicolle D'Almeida compõe o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre os Processos de Informação e Comunicação (Gripic), é autora de vários livros e membro da redação da revista Hermès, publicada pelo Centro Nacional da Pesquisa Científica, da França (CNRS). Já deu palestras em várias universidades de alto renome, em diversos países. Também já organizou três congressos e um simpósio internacionais.