Quinteto de Cordas Alagoas encerra Semana da Música
Platéia foi formada por alunos do Projeto Casa de Música e Cultura de Paz
- Atualizado em
Jônatas Medeiros - estudante de relações públicas
Com objetivo de aproximar a cultura da sociedade e levar a boa música à todos, chega ao fim a 25ª Semana da Música da Universidade Federal de Alagoas. Idealizada pelo curso de Música, a Semana contou com interversões musicais diárias no Restaurante Universitário, além de oficinas de instrumentos, sessões de cinema e recitais realizados no Espaço Cultural.
Alunos do Projeto Casa de Música e Cultura de Paz acompanharam a apresentação do Quinteto de Cordas Alagoas, na Biblioteca Central do campus Maceió. “Faremos uma Serenata de Corda, tocando Radamés Gnattali e Carlos Gomes, para os alunos do nosso Projeto”, comentou Fagner Magrinelli, professor de violino e integrante do Quinteto. E para fechar a Semana com chave de ouro, a Orquestra Sinfônica da Ufal se apresentou nesta quinta-feira, 28, no Teatro Deodoro.
Casa de Música
Com apoio do Maceió Voluntário, o curso possui um projeto de extensão chamado Casa de Música e Cultura de Paz, onde leva aulas de violão, teclado, violino e canto coral, tudo de forma gratuita para a população carente do bairro do Benedito Bentes, em Maceió. O projeto abrange mais de 100 crianças e jovens e ainda serve como laboratório para os alunos do curso de Música. “Não é caridade, e sim cidadania”, afirmou Maristela Pozitano, presidente da ONG.
Não é só música que o projeto ensina, por aproximar algo que seria distante de alcançar, ele ajuda a criar uma nova visão para o jovem, dando um novo horizonte. “A música tem o poder de mexer com as pessoas, e os jovens andam muito envolvidos com coisas ruins. Mas quando nos apaixonamos pela música, temos muito o que fazer e isso muda as nossas cabeças. Por isso, tocar violino tem sido a realização de um sonho para mim.”, comentou Lais Viana, aluna da Casa.