Ufal discute com universidade da Espanha internacionalização das ações de educação a distância

Parceria entre as duas instituições vai possibilitar intercâmbio entre professores e aplicação de novas tecnologias

Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel (à direita) com a equipe da Uned | nothing
Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel (à direita) com a equipe da Uned

Ascom Cied

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), dá mais um passo para o avanço de ações de formação inicial e continuada na modalidade a distância. Trata-se da integração com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned), da Espanha.

Os coordenadores da Cied, Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, realizaram visita e participaram de reunião na Reitoria da Uned, em Madri, na sexta-feira (8), como representantes da Ufal, para apresentar e discutir a realização de convênio entre as duas instituições. O objetivo é realizar ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a modalidade a distância e cursos presenciais.

A Uned é a maior universidade da Espanha, com mais de 264 mil alunos e 40 anos de experiência.  Tem como missão a oferta de educação superior pública a distância, é líder na aplicação de tecnologias de vanguarda e oferece aos alunos acesso ao ensino superior, atendendo as especificidades e necessidades de cada um.

Na reunião realizada na Uned, além da delegação da Ufal, estavam presentes a vice-reitora de Qualidade e Internacionalização, Rosário Domingo Navas, o diretor do Instituto Universitário de Educação a Distância, Carlos Cerrada, e a técnica de relações internacionais, Mônica Sarabia.

Intercâmbio

Os representantes das duas instituições fizeram apresentações das ações que realizam na área da educação a distância e expuseram as perspectivas de futuro, por meio do convênio, como a oferta de cursos em conjunto e o desenvolvimento de pesquisas. A proposta é viabilizar que professores da Ufal e da Uned realizem intercâmbio de estudos e pesquisa.

“A Uned está presente em 11 países e iniciar o diálogo com a Ufal é importante para que possamos trocar experiências e desenvolver novas ações de ensino e de pesquisa”, ressaltou a vice-reitora Rosário Navas.

Para os coordenadores da Cied, a internacionalização das ações de EAD é estratégica para a consolidação da modalidade no ensino superior e uma das tendências mais significativas na ampliação das possibilidades de ações interinstitucionais conjuntas em todos os níveis. “A parceria com a Uned trará para a Ufal novas tecnologias e a experiência de 40 anos na oferta de cursos na modalidade a distância”, ressaltaram.