Alunos de escola pública de Delmiro Gouveia recebem certificado de oficina de linguagem

O curso foi promovido pelo curso de Letras por meio do Pibid

| nothing

Redação Ascom

Foi realizada no dia 20 de dezembro na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, em Delmiro Gouveia, a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos que participaram das ‘Oficinas de lingua(gem): produção artística e textual’, promovidas pelo Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), fomentado pela Capes, do curso de Letras do Campus do Sertão.

O Pibid Letras do Campus do Sertão da Ufal é coordenado pelo professor Thiago Trindade Matias. O programa motiva os estudantes de licenciatura a realizarem atividades de docência nas escolas da região. Entre as várias atividades realizadas, as oficinas de linguagem permitiram aos alunos da escola participarem de atividades de leitura e escrita. "Houve a produção de gêneros discursivos escritos e orais, além do exercício da pintura e da música", informa o coordenador.

Na cerimônia, houve apresentação artística de alunos dos cursos de Letras e Pedagogia do Campus do Sertão, pertencentes ao Projeto Recita Sertão, projeto de extensão dedicado a levar poesia e arte às escolas do sertão alagoano. Além disso, houve a participação de duas alunas, da Escola Watson, que declamaram suas produções poéticas, desenvolvidas nas oficinas.

Segundo a vice-diretora da Escola Watson, professora Aline Noia, as oficinas são importantes para o crescimento intelectual dos alunos. "Estamos muito agradecidos por essa parceria da Ufal com a escola, por meio do Pibid,  que proporciona atividades importantes para a formação dos alunos", disse a vice-diretora.

As atividades colaboram diretamente com as escola e são voltadas para a formação e qualificação dos docentes. "Essa parceria entre escola e universidade tem o intuito de garantir a formação e a elevação da competência comunicativa dos alunos, assim como a formação dos universitários em práticas de iniciação à docência", destaca o professor Thiago Trindade.

Na ocasião, o bolsista do subprojeto do Pibid Letras, do Campus do Sertão, Gilberto Silva, aluno do 8º período do Curso de Letras, destacou a importância das práticas de leitura e escrita para a formação dos sujeitos sociais. "Conquistar essas competências de linguagem é essencial para a inserção social dos indivíduos", ressaltou o estudante.

No total, foram certificados 27 alunos. Com esta cerimônia, o Pibid Letras do Campus do Sertão encerrou as atividades do ano de 2013. Já estão sendo preparadas as atividades para o no de 2014, com uma agenda de seminários e produções acadêmicas.