Conselho da UFMG autoriza assinatura de contrato de gestão com a Ebserh

Ascom Ebserh

O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da UFMG, decidiu autorizar, na última quarta-feira (11), a assinatura do contrato de gestão do Hospital das Clínicas (HC) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

“O HC continua a ser da Universidade, com todas as suas atribuições de ensino, pesquisa e extensão, com a Ebserh efetuando e gerindo a contratação de pessoal”, afirmou o reitor Clélio Campolina Diniz, após a reunião do Conselho Universitário.

“A Ebserh é uma empresas pública, criada pelo governo para gerir os hospitais universitários”, explicou o reitor. “Na Europa, nenhuma universidade possui mais hospitais. Eles pertencem à rede pública de saúde e fazem convênios com as universidades para funcionarem como hospital de ensino, com sucesso absoluto”.

Com a decisão da UFMG, 13 universidades já aderiram à EBSERH, abrangendo 17 hospitais de todo o país. Trabalho conjunto entre a UFMG e a EBSERH começará a ser efetuado em breve para o dimensionamento e a realização de concurso público para admissão de pessoal, que poderá ocorrer provavelmente no final do primeiro semestre de 2014, equacionando a atual incapacidade do HC de manter o quadro de profissionais contratados por meio da Fundep e da HCCOOP.

A parceria com a Ebserh também cria perspectivas administrativas, financeiras e jurídicas mais promissoras e consistentes para a operação rotineira do HC e constitui condições efetivas para a sua expansão, com a abertura de novos leitos, aprimorando, assim, o atendimento à população, avaliou o professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, diretor-geral do HC.

“Essa questão em relação à EBSERH está sendo discutida desde março de 2012, de modo que foram asseguradas muitas melhorias no contrato de gestão a ser firmado e na formatação do concurso público. É uma discussão ampla e madura que a decisão do Conselho Universitário desta quarta-feira finalizou”, disse Ribeiro.