Diversidade e Gênero foi o tema em debate no Sexta de Educação

O “Sexta de Educação”, realizado pelo Centro de Educação faz parte do Projeto de Capacitação Docente


- Atualizado em
Professora Ana Cristina Conceição
Professora Ana Cristina Conceição

Redação Ascom

A palestrante convidada foi a professora Ana Cristina Conceição Santos, do Campus do Sertão da Ufal, que é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia, mestra em Educação, pela Ufal e doutoranda em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará.

A professora universitária tem experiência de mais de 19 anos na Educação Básica e participa, dentre outros grupos de pesquisa, do NUDES - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano. Ela falou sobre as diferenças e contrastes entre homens e mulheres, ressaltando as desigualdades e jogos de poder.
A professora alertou ainda que a violência contra a mulher tem um forte componente cultural. "Por isso, resolver os problemas sociais não garante que a violência contra a mulher acabe, pois seja psicológica, verbal ou física, essa violência acontece dentro de todas as classes sociais", destacou Ana Cristina.

A professora ainda pontuou que a sociedade é que define os papéis que cada um deve representar, além de gerar expectativas, atribuições e explicitar direitos e deveres. "A sociedade possui um pensamento binário (homemXmulher, brancoXpreto, machoXfêmea, heterossexualXhomossexual), que tenta padronizar comportamentos dentro de uma “lógica fortemente opressiva”, ressaltou a professora.

A professora tratou ainda da diversidade religiosa apontando para a laicidade do Estado Brasileiro e a forma como a religião é tratada nas Escolas, dentro de um país predominantemente cristão.

O próximo encontro está marcado para o dia 8 de janeiro de 2014 e, com os temas: “Limitações discentes X Necessidade de estímulo à produção escrita”, que será tratado por alunos do grupo de pesquisa “Escritura, texto e Criação”, da unidade de Santana do Ipanema, sob a coordenação da técnica em Assuntos Educacionais, Andréa Beltrão e “Estratégias para formação de novos leitores” com o professor Murilo Alves, do Campus do Sertão.