Ebserh e UFMS assinam parceria para gestão de hospital universitário
- Atualizado em
Ascom Ebserh
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) assinou na tarde desta quarta-feira (18), contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.
O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.
"Nós acreditamos que com a chegada da Ebserh conseguiremos resolver os problemas mais urgentes que o nosso hospital precisa para atender bem a população do Mato Grosso do Sul", pontuou a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira, durante a assinatura do contrato. O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian é o 21º sob a gestão da empresa.
Para o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a ampliação no número de contratos permite que, no próximo ano, o trabalho da empresa seja reconhecido e tenha reflexos em vários Estados do país ao mesmo tempo. "Em 2014, a Ebserh estará em evidência pelas ações que empreenderá para melhorar a realidade nos hospitais universitários de todo o Brasil", concluiu.
Os hospitais universitários administrados, a partir da parceria com a empresa, continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ebserh
Empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).