Evento debate trabalho das Incubadoras de Empresas

O trabalho e experiências vividas em todo o ano pelas empresas foram retratados durante a discussão

| nothing

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Na Terça-feira, 17, aconteceu o “V Café Tecnológico das Incubadoras de Empresas da Ufal”, em sua quinta edição, no auditório da Biblioteca Central. Assim como nos outros anos teve como objetivo ressaltar a troca de experiências entre a equipe das incubadoras, seus parceiros e as empresas incubadas, incluindo as empresas recém-aprovadas na chamada 2013.

O evento foi promovido pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) através da Organização de Programas Especiais e contou com a participação da professora Silvia Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Aline Barbosa, diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alagoas e Irys Cavalcante, representante da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Também houve a participação online do criador do evento, o professor Josealdo Tonholo, que está na Inglaterra trabalhando em seu Pós-doutorado.

“Nesse evento que acontece hà cinco anos , a gente procura sempre apresentar o que foi feito pelas empresas incubadas da Ufal,” ressalta Silvia Uchôa. Na ocasião a professora Silvia também falou das experiências que teve em sua missão técnica à Bélgica, Holanda, Inglaterra e Irlanda promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A iniciativa teve o objetivo de promover a cooperação entre habitats de inovação brasileira e instituições similares que atuam nos países visitados.

Durante a programação também houve a apresentação para as empresas incubadas do Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, promovido pela Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. O prêmio é uma iniciativa para incentivar as empresas. Para as empresas interessadas as inscrições começam dia 8 de janeiro de 2014.

Na Ufal

A Incubadora de Empresas de Alagoas, INCUBAL, criada em 9 de novembro de 1999, foi fruto da parceria de 11 instituições importantes no Sistema Local de Inovação. Situada no campus da Universidade Federal de Alagoas, a Incubadora oferece apoio para o desenvolvimento de empresas tecnologicamente inovadoras, preferencialmente dentro das áreas de atuação da universidade.

O que é uma incubadora de empresas?

É um mecanismo cujo objetivo é apoiar empreendedores, proporcionando condições favoráveis para o funcionamento das empresas disponibilizando de serviços especializados de consultoria gerencial, orientação, espaço físico e infraestrutura básica para seu funcionamento. A incubadora desempenha um papel importante no desenvolvimento da cultura empreendedora de uma localidade, é um ambiente criado para desenvolvimento de negócios vindos do ambiente da pesquisa.