Secretário de Promoção da Paz visita Ufal para pensar em parcerias

Ex-aluno da Ufal, Adalberon Sá Júnior pretende unir conhecimento e prática para enfrentamento à violência em Alagoas


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo recebe o secretário Adalberon Sá Júnior
Reitor Eurico Lôbo recebe o secretário Adalberon Sá Júnior

Manuella Soares - jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, recebeu na tarde da última quarta-feira (18), a visita do novo secretário de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), Adalberon Sá Júnior. O objetivo foi estreitar as relações entre a Secretaria e a Ufal para futuras parcerias de enfrentamento à violência.

De acordo com o secretário, a Universidade é um espaço de produção de conhecimento que pode contribuir com o planejamento das ações aplicadas na sociedade. Os dados das pesquisas e dos projetos desenvolvidos na Ufal, em diferentes áreas, podem dar suporte à secretaria que foi criada em 2009.

“A visita de cortesia serviu para reafirmar o compromisso e a necessidade que a academia esteja perto, poque estamos falando de uma secretaria jovem, então ela se firma quando está bem fundamentada em dados. A gente quer produzir, junto com a universidade, as políticas publicas mais assertivas, mais eficazes, mais importantes e que atenderiam, de fato, a realidade que a gente tem hoje”, ressaltou o secretário.

Ex-aluno da Ufal, Adalberon Sá Júnior conhece bem o potencial de pesquisas e projetos de extensão que a instituição orienta. Segundo ele, a parceria entre os dois órgãos é de interesse, principalmente, da população. E de acordo com o secretário, boas ideias serão extraídas dos debates iniciais. 

“A proposta é começar a promover alguns espaços de discussão, como seminários e workshops, já envolvendo a comunidade acadêmica. A partir daí, observaremos o que a universidade já tem hoje e também o que pode fazer para colaborar com a produção do conhecimento e na pesquisa para prevenção da violência”, concluiu. Adalberon é ex-morador da Residência Universitária e bolsista do Pibic durante a graduação em Ciências Sociais da Ufal.