Universidades de Minas, Santa Maria e Paraíba assinam contrato com Ebserh

Ascom Ebserh

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinaram nesta terça-feira, 17, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital das Clínicas, Hospital Universitário de Santa Maria e Hospital Universitário Lauro Wanderlay, respectivamente. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação das unidades hospitalares, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o estabelecimento da parceria entre as universidades e a empresa tem sido uma providência fundamental para todo o sistema dos hospitais universitários federais. “Nós entendemos que a cada hospital que faz esse contrato conosco, nós fortalecemos a decisão que o país tomou na direção de fazer com que os hospitais universitários sejam hospitais de referência tanto para a assistência 100% pelo SUS quanto para a formação dos profissionais de saúde que o país necessita” apontou o presidente.