Workshop de Matemática em Educação a Distância reúne representantes de municípios de Alagoas e Pernambuco

O evento contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Matemática, Associação Brasileira de Matemática e Editora Cengage

| nothing

Diana Monteiro - jornalista

Cerca de 200 participantes, entre pesquisadores locais e nacionais, alunos da graduação e da pós-graduação, além de convidados debateram nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, o curso de Matemática em Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Focando-se em diversos temas relacionados à área, o evento foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão, por meio do Instituto de Matemática e da Coordenadoria de Educação a Distância (Cied), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Ao falar sobre a importância do evento como oportunidade de troca de experiência e aprendizado, a coordenadora Viviane Oliveira destacou o quanto as ações na área vêm se ampliando: “Além da participação de representantes de municípios alagoanos como Maragogi, São José da Laje, Arapiraca, Penedo, São Luís de Quitunde e Santana do Ipanema, a terceira edição teve a presença de representantes de municípios do Estado vizinho Pernambuco. Constata-se uma proporção crescente, envolvendo não só cursos da Ufal, como também de outras instituições públicas e privadas”, enfatiza Viviane. Participaram também dos debates alunos do Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (Profmat), tutores, professores da Educação Básica e Superior”.

Temas

Durante os dois dias do evento, realizado no auditório do CSau, no Campus A. C. Simões, os participantes tiveram a oportunidade de debater os seguintes temas: “Quem é o aluno EAD”?; “A extensão e formação acadêmica”; e “Licenciatura x Profmat”; “As presenças ensino, social e cognitiva nos cursos e programas em EAD na área de Ciências Exatas e Tecnológicas”; e “Tecnologias móveis na educação”. A Editora Cengage, assim como a SBM, doaram livros específicos para sorteios.

Entre os palestrantes que marcaram participação importante do evento destacaram-se o professor Hilário Alencar, da Ufal e coordenador nacional do mestrado em rede de Matemática Profmat, e os professores visitantes Carlos Fernando, da Universidade Cruzeiro do Sul/Universidade Cidade de São Paulo, e Edvaldo Couto, da Universidade Federal da Bahia.

Integraram também a mesa de abertura o pró-reitor de graduação Amauri Barros, que presidiu a mesa de abertura representando o reitor Eurico Lôbo; o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra; o diretor do Instituto de Matemática, José Carlos Almeida; o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática a Distância, Ivan Araújo Albuquerque; o representante da Associação Brasileira de Educação a Distância, Carlos Fernando; o coordenador da Cied da Ufal Fernando Pimentel e o professor Hilário Alencar, membro da Sociedade Brasileira de Matemática.