Ebserh e Ufal assinam parceria para gestão de hospital universitário em Maceió
O ato aconteceu na sede da Ebserh, em Brasília; O reitor Eurico Lôbo diz que a parceria significa fortalecimento do HUPAA
- Atualizado em
Ascom Ebserh
Nesta terça-feira, 14, o reitor da Universidade Federal do Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto, assinaram contrato para parceria na administração do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O ato aconteceu na sede da Ebserh, em Brasília, e contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho.
A partir da assinatura, será iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica. Além disso, inclui a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público. Na próxima semana, deve ser publicada portaria autorizando a Ebserh a realizar o certame.
Para o reitor da Ufal, a parceria significa fortalecimento do hospital universitário. "Esse contrato viabilizará a ampliação da força de trabalho, o que nos possibilitará aumentar o número de leitos e realizar atividades que não puderam ser desenvolvidas da melhor forma em razão da falta de pessoal. Representa um ganho para a sociedade alagoana", afirmou Eurico Lôbo.
Décima nona universidade a firmar contrato com a empresa, a Ufal poderá, na visão do presidente da Ebserh, levar para a população bons serviços de saúde e formação profissional de qualidade. "A adesão da Universidade Federal do Alagoas é de grande importância, visto que no estado mais de 90% dos cidadãos não possuem plano de saúde, ou seja, dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde - SUS. Como o trabalho da empresa é feito 100% pelo SUS, os serviços oferecidos tanto na parte de assistência quanto na parte educacional poderão ser melhorados", destacou José Rubens.
Ebserh
Empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Atualmente, possui contrato de parceria com 23 das 47 unidades existentes no país. Desde a sua criação, coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).