Ufal é parceira em mostra de Cinema e Direitos Humanos

Dois núcleos de estudo organizam evento que acontece no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia

| nothing

Simoneide Araújo - jornalista

Na próxima quarta-feira, 29, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas será palco da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento tem o objetivo de disseminar e fortalecer a cultura dos direitos humanos e faz parte das comemorações do Dia da Visibilidade Trans. Às 17h, haverá exibição do filme Kátia (Karla Holanda, Brasil, 2012, 74', documentário). Será no Auditório Graciliano Ramos, em Delmiro Gouveia.

A mostra é organizada pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura e produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Alagoas, tem apoio da Ufal, por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes).

O evento acontece nas capitais de todo território nacional e este ano chega às cidades do interior. São mais de 500 locais de exibição, incluindo cineclubes, universidades e bibliotecas. O Campus do Sertão foi selecionado após inscrição realizada pela professora Ana Flávia Ferraz, coordenadora do Neped e do Projeto de Extensão DocSertão.

Para Ana Flávia, a mostra é uma oportunidade para se discutir os direitos fundamentais da pessoa humana, as necessidades essenciais à vida humana,  e como estes direitos e necessidades vêm sendo retratados no cinema latino americano. “A possibilidade de promover essas reflexões no Dia da Visibilidade Trans é bastante oportuna, pois é uma forma de trazermos à discussão a exclusão, o preconceito e a violência decorrentes da transfobia”,  explicou a professora.

Após a exibição dos filma Kátia, haverá debates com a participação dos professores Ana Flávia Ferraz, Maria Aparecida Silva e Ismar Inácio.

O filme

Kátia (Karla Holanda) - Brasil, 2012, 74', documentário conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil. Além de mostrar como José se transformou em Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Ela foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piauí, entre 2004 e 2008.

Kátia (Karla Holanda) - Brasil, 2012, 74', documentário
Quando: 29 de janeiro (quarta-feira)
Hora: 17h
Onde: Auditório Graciliano Ramos, sede do Campus do Sertão (Rodovia AL-145, Km 3, nº 3849, Bairro Cidade Universitária - Delmiro Gouveia-AL)