Campus do Sertão apresenta vencedores do 1º Torneio de Xadrez

A meta, agora, é preparar uma equipe que represente a Ufal no Campeonato Nacional de Xadrez Universitário

Equipe vencedora | nothing
Equipe vencedora

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Bastante disputado e com ampla participação dos corpos docente e discente, chegou ao fim na última segunda-feira, 17, o 1º Torneio de Xadrez do Campus do Sertão. O evento foi promovido pelo Centro Educacional de Xadrez do Campus do Sertão (Cexacas) e consagrou vitorioso o professor Roberison Wittgestein. Ele conquistou 7 vitórias e apenas uma derrota. A partida final teve transmissão ao vivo em telão com assistência da comunidade acadêmica.

O torneio apresentou ainda outros destaques: os irmãos gêmeos Alexandre e Alan Silva, do curso de Engenharia Civil obtiveram, respectivamente, o 2º e 4º lugares, enquanto que o 3º lugar ficou com o professor Fernando Pinto, coordenador geral do Cexacas. “A cerimônia de premiação com entrega das medalhas de ouro, prata e bronze consagrou o espírito esportivo e de interatividade entre todos os participantes”, disse.

Apesar de encerrado recentemente, o Cexacas já prepara a segunda edição do evento. “A quantidade de interessados para as inscrições no Torneio a ser realizado no próximo semestre já mostram uma perspectiva de crescimento e participação mais intensa dos alunos”, comentou Fernando Pinto. Além de Fernando, os professores Roberison Wittgestein e Carlos Müller deverão preparar a equipe que representará o Campus do Sertão no 1º Torneio de Xadrez Inter-Campus da Ufal, a ser promovido e realizado pelo Cexacas.

“Vamos promover e realizar este evento aqui na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Com isso, a meta principal agora é preparar uma equipe que possa representar a Ufal no Campeonato Nacional de Xadrez Universitário”, apontou Fernando. Ainda sobre a primeira edição do torneio, as premiações para o primeiro, segundo e terceiro colocados foram de R$ 100 mais a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Sobre o Cexacas

O Centro Educacional de Xadrez (Cexacas) é um projeto que faz parte do faz parte do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), formado por estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Coordenado pelo professor Fernando Pinto, o Cexacas pretende formar enxadristas com capacidade para disputar torneios universitários nacionais e os torneios oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), destacando assim o nome da Ufal no cenário nacional com perspectivas de disputas internacionais.

“Estou feliz por ter realizado uma parte desse sonho de muitos anos e por ter consciência das benesses e do bem-estar que o xadrez pode trazer em seus aspectos sociais, emocionais e intelectuais”, enfatizou o professor. Veja mais detalhes clicando aqui.