Encontro com o Artista no Museu Théo Brandão

Francisco Oiticica estará no Museu na próxima quarta, 12, às 15h, para uma palestra sobre o trabalho exposto, e em seguida, vai ficar disponível até às 17h para visitas guiadas.


- Atualizado em

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

A exposição “Real Alagoas”, composta por fotografias e instalações de Francisco Oiticica, está em cartaz no Museu Théo Brandão até o dia 22 de fevereiro. Quem ainda não viu a mostra terá uma dupla oportunidade: conhecer a exposição e conversar com o artista. O fotógrafo estará no Museu na próxima quarta, 12, às 15h, para uma palestra sobre o trabalho exposto, e em seguida, vai ficar disponível até às 17h para visitas guiadas. Às 19h, vai acontecer outro encontro com o artista, um bate-papo informal durante um coquetel na exposição.

A mostra é uma narrativa visual, que vem despertando discussões. Em um viés antropológico, são abordados temas atuais como o lixo e a mobilidade urbana. Oiticica explica que a exposição surgiu a partir de um ensaio que dá nome à mostra “Real Alagoas”. A relação com a Antropologia aconteceu com o “objetivo de sair do enfoque estético da arte, para o que a Antropologia muito colabora ao levantar discussões sobre a sua constituição, vendo a produção material como uma necessidade de ressignificação humana do mundo”, salientou.

O trabalho do artista já foi exposto no Salão de Pernambuco (Recife), no Maison des Langues et Lettres (França) e no Solar Grandjean de Montigny (PUC/Rio de Janeiro), entre outros. Em 2009, Oiticica realizou uma mostra fotográfica no MTB, mas desta vez, seu trabalho reserva uma peculiaridade: algumas das imagens capturadas foram feitas de dentro do carro, pela câmara do celular do expositor. O fotógrafo afirma que esse recurso foi utilizado porque “tanto facilitava sua realização quanto combinava com o assunto (mobilidade urbana), o motivo (carros, muros e calçadas), o automatismo e o movimento”.

A programação é gratuita. Mais informações pelos telefones 3214-1710/1713/1716.