Revista Iberoamericana de Turismo traz artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Classificada no sistema brasileiro Qualis da Capes é a revista é uma iniciativa do curso de Turismo da Ufal em parceria com a Universidade de Girona, da Espanha

Diana Monteiro - jornalista

Em circulação o segundo volume do 3º número da Revista Iberoamericana de Turismo (Ritur) que tem como editores científicos a professora Silvana Pirillo, do curso de Turismo de Penedo da Universidade Federal de Alagoas e o professor Lluís Mundet i Cerdan, da Universidade de Girona, na Espanha. Traz na nova edição sete artigos de autores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e de pesquisadores espanhóis e mexicanos.

A Ritur traz ainda uma entrevista com a professora Elizabeth Ryoko Wada, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Ela é doutora em Comunicação Social, lidera na citada instituição de ensino o Grupo de Pesquisa Gestão de Negócios em Hospitalidade e atua em Turismo desde 1976.

O professor Alan Curcino, do curso de Turismo de Penedo e também editor da Ritur diz que a revista está classificada no sistema brasileiro Qualis/Capes nos estratos referentes às respectivas áreas: B1 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia; B3 - Geografia; B3 - Interdisciplinar; B5 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; e B5 - Sociologia.

Constam do novo volume da Revista Iberoamericana de Turismo os seguintes artigos: Elementos da competitividade de destinos turísticos, de Silvana Pirillo Ramos, Lluís Mundet i Cerdan; La experiência laboral durante los estúdios universitários: El rol las prácticas em los estúdios de turismo, de Neus Crous Costa; Entorno virtual y turismo: Interacción simbólica, de Davida Serra Navarro; Observatório em turismo: Organismo inteligente para la toma de decisiones em el destino, de Dani Blasco Franch e Tomás Cuevas Contreras.

Integram também a Ritur: Orientación al mercado y ventaja competitiva: Análisis em el contexto hoteleiro de ciudad Juárez, Chihuahua, de Rosa Isabel Medina Parra e Isabel Zizaldra Hernández; Estrategias de internacionalización para destinos turísticos maduros: El caso de las comarcas de Girona, de Esther Martínez - Garcia e Dolors Celma; e Análise das metodologias de planejamento e organização do turismo segundo os principais autores brasileiros, de Jaqueline dos Santos Silva e Kerlei Eniele Sonaglio; e Hospitalidade Urbana: ampliando do conceito, de Valéria Ferraz Severini.

Os artigos podem ser acessados aqui.