Ufal abre inscrições para a temporada 2014 do Programa Vivência de Arte
Estudantes podem se inscrever até o dia 18 de março; 20 projetos serão selecionados
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
Alunos dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão bem como de suas respectivas Unidades de Ensino (Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Penedo) interessados na promoção de manifestações culturais fiquem atentos! A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), informa que estão abertas as inscrições para a temporada 2014 do Programa Vivência de Arte.
Os interessados podem se inscrever clicando aqui até o dia 18 de março. Os documentos necessários para se inscrever são: cópia em PDF do projeto, Comprovante de Matrícula (para os estudantes), Declaração de vínculo com a Ufal (para técnicos e professores) e Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo Coordenador do Projeto. A ficha pode ser encontrada no Portal do Estudante na aba Formulários.
Conforme o edital, 20 projetos serão selecionados nas seguintes categorias: Artes Cênicas e Visuais, Dança, Audiovisual, Música e Literatura. Os projetos selecionados terão uma duração de 8 meses, divididos em 2 etapas de 4 meses. A primeira será desenvolvida no período compreendido entre os meses de março a junho; e, a segunda, no período de agosto a novembro de 2014.
Cada projeto poderá ser composto por até 4 estudantes, que receberão Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI), mensalmente, no valor de R$ 400. Os projetos serão avaliados mensalmente. Apenas os projetos que cumprirem os objetivos estipulados terão continuidade, mantendo suas atividades na segunda etapa, no segundo semestre deste ano.
Vale reforçar aos candidatos que cada projeto inscrito não poderá ultrapassar o número de 10 páginas, contendo os seguintes itens: Apresentação, Justificativa, Objetivos Geral e Específicos, Metodologia, Planos de Ação, Demonstração concreta da viabilidade do projeto, Plano de divulgação das atividades, Mecanismos de Monitoramento e Cronograma. O início das atividades está previsto para o dia 1º de abril.
Sobre o programa
O Vivência de Arte é um programa cujo objetivo é criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural para os estudantes vinculados aos diversos cursos de graduação existentes na Ufal, além de despertar o interesse e estimular a participação dos mesmos em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura.
Em quatro anos de existência, o Programa Vivência de Arte já contemplou 35 projetos cuja realização se deu nos três campi da Universidade. Os projetos envolvem atividades de arte e cultura em suas mais diversas áreas, tais como poesia, capoeira, cinema, música, maracatu, teatro, ginastica circense, teatro de bonecos, entre outros.
Segundo Ruth Vasconcelos, coordenadora de política estudantil, a relevância do programa para a comunidade é imensa. “Criar esse canal de expressão da arte e cultura para os estudantes, seja como protagonistas seja como espectadores, traz uma relevância imensa, pois, através dessas expressões artísticas e culturais, a Ufal contribui para a vivência e a formação cidadã dos estudantes universitários.”
Ainda de acordo com ela, neste ano o Vivência de Arte apresenta o fortalecimento da articulação entre as Pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex). “Com isso, nós buscaremos incentivar a participação da sociedade nas apresentações dos estudantes aqui na Ufal”, complementou Ruth Vasconcelos. Confira outras informações no edital em anexo.