Ufal lança calendário temático de 2014
Atividades e acervo do Museu de História Natural são temas do calendário; Pinacoteca Universitária será contemplada no calendário 2015
- Atualizado em
Pedro Barros - estudante de Jornalismo
Na tarde desta segunda-feira, 24, o diretor do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Henrique de Ferreira Menezes, e a bióloga Selma Torquato fizeram a entrega oficial do calendário temático da Ufal de 2014 à vice-reitora Rachel Rocha. Este ano, o encarte abordou a biodiversidade alagoana e as atividades do museu.
Para o diretor, a publicação mostra a pouco conhecida riqueza natural do Estado. "Tivemos a oportunidade de mostrar a beleza da nossa biodiversidade, que muita gente nem percebe. Nós vemos em fotos a biodiversidade do mundo ou do Brasil, sabemos que ela existe, mas muitos não têm noção que nosso Estado seja tão rico nesse aspecto", explica. O trabalho é resultado das atividades do museu, que pesquisa as espécies alagoanas. "É muito gratificante saber que alguém vai olhar, pelo menos uma vez por mês, aquelas fotografias e lembrar do museu", comenta Menezes.
Para Rachel Rocha, os equipamentos culturais são a vitrine da universidade e essa iniciativa é uma boa oportunidade de dar visibilidade às atividades de extensão. "Os equipamentos culturais precisam de muito apoio, sabemos como eles são importantes: eles são a vitrine da universidade, uma porta de entrada para o interesse pela ciência e pelas artes", afirmou a vice-reitora.
Sobre o calendário
Com o objetivo de divulgar o acervo e os trabalhos do Museu de História Natural, o calendário reúne 70 fotografias da fauna, flora, fósseis e rochas de Alagoas, feitas por pesquisadores, professores e estudantes da Ufal, além de um fotógrafo colaborador.
Os exemplares serão distribuídos nos diversos setores, órgãos, unidades acadêmicas e campi da Ufal, instituições de ensino superior do Estado, museus, além de outras instituições públicas e privadas, principalmente aquelas voltadas para o Meio Ambiente.
A ideia de fazer um calendário começou com o Museu Théo Brandão, que ano passado homenageou o antropólogo fundador do acervo e os folguedos populares do Estado. A vice-reitora anunciou que o contemplado em 2015 será a Pinacoteca Universitária.
Veja em anexo a versão em PDF do Calendário 2014.