Ufal participa de projeto de extensão de âmbito nacional
Campus do Sertão é polo em Alagoas do Projeto “Inventar com a Diferença”
- Atualizado em
Rosiane Martins - estudante de Jornalismo
O Projeto de Educação, Saúde e Meio Ambiente (Esmart), do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) da Universidade Federal de Alagoas, é um dos 27 selecionados nacionalmente para o desenvolvimento do Inventar com a Diferença, em Alagoas. Esse projeto é uma ação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Inventar com a Diferença visa à formação e ao acompanhamento de professores em escolas públicas de todo o país. O objetivo é realizar trabalhos de produção audiovisual com crianças e adolescentes, no uso do cinema como possibilidade de trabalho na sala de aula em torno dos direitos humanos.
Em Alagoas, o Campus do Sertão da Ufal está desenvolvendo o projeto sob supervisão do professor de Pedagogia Marcos Paulo Sobral, mediador regional do programa, incumbido de qualificar 20 professores de dez escolas distribuídas pelas cidades de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. No projeto, estão sendo construídas possibilidades operativas junto aos professores, com a realização de oficinas onde se utilizam equipamentos e práticas de exercícios para serem realizados na sala de aula junto com os alunos.
"Esse projeto é muito gratificante, oportuniza os professores do alto sertão essa experiência formativa, viabilizando o professor ao uso e acesso das tecnologias junto com os alunos, pois o projeto favorece o protagonismo infanto-juvenil como produtor de conhecimento." Destaca o professor Marcos Sobral.
As oficinas do projeto estão acontecendo no Campus do Sertão desde o dia 15 de fevereiro e a próxima acontecerá no dia 8 de março, onde se encerra a formação dos professores que passarão a realizar as atividades nos meses seguintes nas escolas públicas do sertão alagoano.Como resultado final, os professores participantes produzirão juntamente com seus alunos um filme carta, tratando da temática cinema e direitos humanos que será enviada para alunos de outras escolas do país também participantes do projeto.
Para saber mais sobre o projeto acesse aqui.