Edufal lança seis livros nesta quarta-feira
As obras são sobre História, Educação e Meteorologia
- Atualizado em
Redação Ascom
Mais seis obras serão lançadas pela Editora da Ufal, nesta quarta-feira, 30, às 16h, em solenidade que será realizada na nova sede, que fica no Centro de Interesse Comunitário (CIC), por trás da praça das agências bancárias, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Toda a comunidade universitária está convidada para o coquetel de lançamento. Dos seis livros, quatro são da área de História, um de Educação e um de Meteorologia. Leia as sinopses:
Leituras e leitores do Apocalipse na Alta Idade Média, de Raquel de Fátima Parmegiani: nesta obra, a autora procurou analisar as apropriações e os usos sociais do livro bíblico Apocalipse na Alta Idade Média, a partir de um comentário a este texto escrito por um monge hispânico, Beato de Liébana.
“O axé nunca se quebra”: transformações históricas em religiões afrobrasileiras, São Paulo e Maceió (1970-2000), de Irinéia Maria Franco dos Santos: ao destacar os aspectos constitutivos e dinâmicos da prática religiosa e social das religiões afro-brasileiras nas cidades de São Paulo e Maceió, no período entre 1970 e 2000, a obra cumpre o objetivo de identificar, analisar e interpretar essas transformações, sob o impacto das modificações socioeconômicas no período, refletidas no cotidiano de seus membros.
Historiografia e hermenêutica: uma interpretação da narrativa microanalítica de O queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg, de Arrisete Cleide de Lemos Costa. Nesta obra, a autora propõe-se a analisar criteriosamente o estudo sobre o moleiro Menocchio, personagem do livro do italiano Carlo Ginzburg, com os instrumentos da análise historiográfica da obra do filósofo francês Paul Ricoeur.
Novos Bárbaros: escritores e comunismo no Brasil (1928-1948), de Ana Paula Palamartchuk. Através de uma investigação aprofundada e do reconhecimento da pluralidade das experiências, a autora descreve os intelectuais comunistas como sujeitos sociais inseridos em sua historicidade e lidando com situações concretas em busca de respostas para as mais variadas questões.
Educação & emancipação: por uma racionalidade ético-comunicativa, de Anderson de Alencar Menezes. O objetivo deste livro é articular o pensamento habermasiano com a crise paradigmática dos sistemas educacionais, compreendendo a Teoria do Agir Comunicativo como um postulado teórico metodológico e epistemológico central para a discussão dessa crise.
Atmosfera e sociedade: impactos ambientais, climáticos e saúde humana (Vol. 3), de autoria do professor José Clênio Ferreira de Oliveira. Esta obra apresenta alguns temas abordados durante o III SAS – Seminário Atmosfera e Sociedade, entre eles as questões ligadas aos impactos ambientais e temas ligados à previsão do tempo e ao clima em épocas bastante remotas, além de resultados de estudos envolvendo as relações entre variáveis meteorológicas e a saúde humana.