Revista da Inglaterra publica e premia com título máximo artigo de pesquisador do Instituto de Computação

O artigo, na área de modelagem de processos de negócios, é do professor Marcus de Melo Braga em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Marcos Braga comemora a premiação | nothing
Professor Marcos Braga comemora a premiação

Diana Monteiro - jornalista

Nada é mais gratificante para um pesquisador do que ter o trabalho reconhecido e mais ainda quando o reconhecimento ultrapassa outras fronteiras com publicação e premiação. Assim é definida pelo professor Marcus de Melo Braga, a premiação divulgada no último mês de março pela conhecida Editora de revistas científicas inglesas Emerald, recebendo o primeiro lugar com o artigo que trata sobre modelagem de processos de negócios, de sua autoria em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina. O artigo recebeu o título Highly Commed Paper (Artigo Altamente Elogiado).

O título máximo foi concedido pelo Grupo Editorial Científico Emerald, que congrega cerca de 300 revistas em diversas áreas do conhecimento, concorreu ao Highly Commed Paper na citada área com mais três artigos e pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico: https://mail.google.com/mail/u/O/imagens/cleardot.gif.

Denominado de “Extraindo o conhecimento intrínseco dos processos de negócios de governo eletrônico com as extensões UML”, (linguagem comumente utilizada na área de computação), o artigo está publicado na conhecida revista científica inglesa BPMJ e trata da automação de serviços prestados pelo governo aos cidadãos pela internet, como: marcação de exames médicos de saúde, agendamento de serviços públicos, licenciamento de veículos, dentre outros.

O professor Marcus Braga é professor do curso de Ciência de Computação da Universidade Federal e integra o Grupo de Pesquisa em Televisão Digital que envolve docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo foi criado em 2008, durante o Programa de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da citada instituição, de onde Marcus foi aluno. “Participo das ações científicas desde quando o grupo de pesquisa para a pós-graduação foi instituído e nesses seis anos de atividades vários artigos foram publicados em revistas científicas”, reforça o pesquisador.

Marcus Braga destaca que a premiação não veio por acaso, mas fruto de muito empenho, dedicação e obstinação, ingredientes, segundo ele, que não podem faltar ao pesquisador na trajetória do conhecimento. “Foi a partir das ações científicas nessa área que geramos o artigo, considerado pelos avaliadores como uma publicação rara e um dos trabalhos mais impressionantes publicados em 2013”, frisa o pesquisador , diretor do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas.

Premiação e conhecimento

“Para a publicação na revista o grupo de editores fez uma minuciosa revisão dos artigos inscritos para a seleção. E como requisito, só os melhores trabalhos publicados na revista estão aptos a concorrer a esse título máximo”, enfatiza. Marcus Braga acrescenta ainda que a importante parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina tem contribuído também com a formação acadêmica de alunos da graduação e pós-graduação do Instituto de Computação da Ufal e que a premiação representa a projeção e o avanço científico da instituição alagoana no cenário científico nacional e internacional.

A premiação está prevista para agosto e provavelmente será nos Estados Unidos, a exemplo de anos anteriores e contemplará a todos componentes do Grupo de Pesquisa em Televisão Digital: “Todos os pesquisadores do grupo receberão um certificado de premiação com o título de Artigo Altamente Elogiado", reforçou o professor.