Secretários do MEC visitam Ufal e parabenizam gestão pelos investimentos

Paulo Speller e Jorge Messias conhecem obras e elogiam instituição por obedecer legislação de acessibilidade

Secretários visitam nova sede da Editora da Ufal | nothing
Secretários visitam nova sede da Editora da Ufal

Simoneide Araújo - jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, recebeu, nesta sexta-feira, 4, equipe do Ministério da Educação (MEC) e apresentou os novos prédios que ainda estão em obras, mas que, em breve, serão inaugurados; e os recém-entregues à comunidade. Os secretários de Educação Superior, Paulo Speller, e de Regulação e Supervisão, Jorge Messias, visitaram a Residência (RUA) e o Restaurante Universitário (RU) e fizeram elogios à administração central da Ufal pela condução dos trabalhos.

O secretário Jorge Messias foi categórico: “Ficou muito claro para nós que a administração central da Ufal está bastante comprometida em oferecer aos estudantes um ambiente mais adequado. Os recursos investidos aqui pelo governo federal vão todos nessa direção; cada vez mais ampliando a qualidade do serviço ofertado para os estudantes”.

E completou: “É nítida a preocupação com a qualidade do ensino superior e o Ministério fica muito contente em ver, nessa visita, que a Ufal tem esse compromisso demonstrado”.

Paulo Speller, da Secretária de Educação Superior (Sesu), parabenizou à equipe da Ufal pelo trabalho realizado, pela qualidade das instalações e pela dedicação de todos voltada a oferecer o melhor para a comunidade universitária. “Parabéns pelo trabalho e podem contar com nosso apoio para o que for preciso”, ressaltou.

O reitor Eurico Lôbo e o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, aproveitaram para pedir apoio do secretário Speller no sentido de buscar agilizar as obras da subestação de energia elétrica da Ufal, no que cabe à Eletrobras.

Na visita à RUA, eles elogiaram as instalações, que dispõem de internet wi-fi, sala de estudo, sala de computadores, quartos amplos com mobiliário e um banheiro em cada um, inclusive um quarto adaptado para cadeirantes em cada casa, e lavanderia. Os secretários conheceram o novo bloco das engenharias e já observaram a rampa construída em vez de escada. “Vocês estão de parabéns por atender à lei de acessibilidade”, disse Jorge Messias.

Também acompanharam a comitiva os pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra; Estudantil, Pedro Nelson Bonfim; a superintendente de Infraestrutura, Nélia Calado; e o assessor Rodrigo Ramalho.

No fim da visita, o reitor levou os secretários para conhecer as novas instalações da Editora Universitária (Edufal), no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Lá, todos foram recebidos pela vice-reitora Rachel Rocha; pela diretora da Edufal, Stela Lameiras; e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti.

Os secretários vieram a Maceió acompanhar o ministro da Educação, Henrique Paim, que participou, na quinta-feira (3), do 7º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. O evento, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, coloca em debate os novos caminhos e desafios do ensino superior, com ênfase em novas tecnologias.