Trabalhos científicos são apresentados em Congresso Internacional de Educação Superior

Evento acadêmico debateu docência no ensino superior em Rosário, na Argentina, entre os dias 21 a 23 de abril


- Atualizado em
A equipe que apresentou os trabalhos | nothing
A equipe que apresentou os trabalhos

Mauricélia Ramos – jornalista colaboradora

Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), participaram e apresentaram trabalhos no 8º Congresso Iberoamericano de Docencia Universitaria e de Nível Superior, que aconteceu na cidade de Rosário, Argentina, no período de 21 a 23 de abril. 

O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) da Universidade Federal de Alagoas foi uma das experiências apresentadas na pesquisa intitulada “Institucionalização da Formação Continuada em Docência Superior: a construção do Proford-Ufal”, que foi apresentada pela pedagoga Vera Lúcia Pontes dos Santos, da Prograd; Iolanda dos Santos Silva, técnica em Assuntos Educacionais da Progep; e Luis Paulo Leopoldo Mercado, coordenador da Cied. A pesquisa focaliza a experiência de construção do programa, tendo como produto final a institucionalização do Proford na Universidade. 

A pesquisa “Mediação Pedagógica para a EAD: relato da formação de professores” foi apresentada pelo vice-coordenador Fernando Pimentel, que analisou a concepção de mediação pedagógica voltada para cursos realizados na Educação a Distância, tendo em vista a necessidade de se compreender o papel do professor nestes cursos e relata o processo de capacitação realizado no âmbito da UAB Brasil, em uma universidade do Nordeste. 

O trabalho intitulado “Processos Formativos e Redes Sociais: o movimento hipertextual nas aulas de Matemática” foi apresentado pelo coordenador do Núcleo de Polos e Cursos da Cied, Carloney Alves, que analisou a formação do professor através do Facebook nas aulas da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática, no Curso de Pedagogia da Ufal, como prática pedagógica de ensino e aprendizagem na formação do pedagogo. 

Já a pesquisa “A formação Docente e as TIC: estudo comparativo entre Brasil e Uruguai” foi apresentada pela pesquisadora do Núcleo de Formação da Cied, Lilian Kelly Figueiredo, e investigou as diferentes ações realizadas na Ufal e no Uruguai, para a utilização das TIC na modalidade presencial e a distância e como estas implicam benefícios à formação docente universitária. 

Políticas de Formação 

Para a pedagoga Vera Santos, participar de um evento de âmbito internacional significa estabelecer uma conexão entre a Ufal e o mundo. Apresentar o trabalho representou uma experiência que possibilita o intercâmbio de saberes/fazeres acerca da docência universitária. Em eventos dessa natureza, há o compartilhamento de concepções e fundamentos sobre como as diversas instituições conduzem a política de formação continuada de docentes. “Vimos que as comunicações vinham de diversos países iberoamericanos, com semelhanças e diferenças entre si, e todas as instituições concordaram que é de fundamental importância investir em políticas de formação contínua para o docente. Isto porque cada vez mais se percebe que o exercício da docência atrela-se ao acompanhamento das mudanças no campo acadêmico”, ressalta ela. 

Para o coordenador-geral Luis Paulo Mercado, as principais contribuições à equipe da Cied trazidas por este evento internacional foi conhecer novas experiências e debater as temáticas atuais na docência do ensino superior. “Constatamos que a temática Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação superior presencial e a distância esteve presente em inúmeros trabalhos e nos simpósios, mostrando os desafios e a necessidade de desenvolvimento de novas competências ao docente do ensino superior, além da articulação entre docência e investigação na educação superior, envolvendo discussões sobre mudanças curriculares, políticas e sociais na formação docente neste nível de ensino”. 

O Cidu é um congresso bianual que ocorre de forma alternada na Europa e na América Latina promovido pela Associação Iberoamericana de Didática Universitária (Aidu), com objetivo de debater, promover a troca de experiências e formular vias de ação acerca dos campos da docência universitária e de nível superior. O Congresso engloba simpósios, mesas-redondas, conferências e comunicações de trabalhos científicos. 

O próximo ocorrerá em 2016 na cidade de Murcia, Espanha.