Associação de Gerontologia de Alagoas abre inscrições para mostras científicas
Os eventos têm como local o auditório Nabuco Lopes nos dias 5 e 6 de junho
- Atualizado em
Redação Ascom
Estão abertas as inscrições para a I Mostra da Produção Científica da Produção de Conhecimento de Egressos de Cursos de Especialização em Gerontologia das Instituições de Ensino Superior de Alagoas e para a I Mostra da Produção Científica de Acadêmicos das Instituições de Ensino Superior de Alagoas nas Áreas da Gerontologia e da Geriatria. Os eventos, promovidos pela Associação Nacional de Gerontologia de Alagoas (ANG-AL), têm como local o auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, Campus A. C. Simões nos dias 5 e 6 de junho.
Os eventos que objetivam divulgar a produção de conhecimento nas áreas da gerontologia e da geriatria, produzida por egressos de curso de especialização em gerontologia das instituições de ensino superior de Alagoas, e os resultados das pesquisas concluídas, recentemente, e as que estão em andamento nessas áreas, por acadêmicos das instituições de ensino superior de Alagoas. As Mostras Científicas contam com o apoio da Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), do Estado de Alagoas.
Durante a I Mostra Científica, estão previstas palestras que propõem uma discussão sobre instituições de longa permanência; a fragilidade em idosos institucionalizados; as relações familiares e a atenção ao idoso; a inclusão do idoso no mercado de trabalho; os benefícios da música para idosos portadores da doença de Alzheimer; os efeitos do treino e destreino sobre a pressão arterial e a aptidão funcional em Idosas.
Também serão discutidos durante os eventos, o conceito e representação do envelhecimento segundo a pseudoconcreticidade, homossexualidade e terceira idade; gênero e envelhecimento, a influência da Wiireabilitação sobre o ganho de equilíbrio em idosos; a educação para o idoso; uso de aparelhos auditivos em idosos com perda auditiva; e a aposentadoria do idoso e incapacidade funcional.
Segundo a diretora técnica da Associação Nacional de Gerontologia de Alagoas Tereza Lins, há no Estado dificuldades para a efetivação de propostas de cursos de especialização sobre o envelhecimento humano e enfatiza: “Na programação, além do enfoque de especialistas a partir de diversas abordagens sobre o envelhecimento, está definida uma mesa sobre “Desafios e Êxitos dos Cursos de Especialização em Gerontologia/Geriatria em Alagoas”, com coordenadores de cursos de especialização em gerontologia/geriatria, que foram efetivados ou não, diz a coordenadora, acrescentando que será a oportunidade de contribuição e de troca de experiências dos atuantes na área, sobre o tema abordado.
Para idosos e estudantes a inscrição tem o valor de R$ 10 reais, para profissionais R$ 20 reais e podem ser feitas pelo e-mail:angerontologia.alagoas@gmail.com. Mais informações pelos telefones: (82) 9123 – 3220; (82) 8726 – 2465; e (82) – 9818 -6115.
Associação em Alagoas
Entidade de natureza técnico-científico, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, a Associação em Alagoas é filiada à Associação Nacional de Gerontologia do Brasil ( filiada à Associação Internacional de Gerontologia (IAG)), tem entre os objetivos promover a aproximação e intercâmbio entre especialistas e entidades voltadas ao estudo e à pesquisa dos conhecimentos relativos ao idoso, visando a produção de conhecimento; promover a realização de congressos, seminários, reuniões, debates culturais, e outros eventos de caráter técnico-científico nas áreas da gerontologia. Também, defender a efetiva concretização da Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e demais legislações complementares, em âmbito Federal, Estadual e Municipal