Biblioteca Central recebe exposição Paisagens Cósmicas

Além da exposição, o Centro de Astronomia também disponibilizará telescópios para observação pública no Campus

Estudante visualiza painel fotográfico | nothing
Estudante visualiza painel fotográfico

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), em parceria com a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está promovendo atividades em celebração à oposição do planeta Saturno, fenômeno que se caracteriza pelo alinhamento do planeta com a Terra e o Sol, estando o nosso planeta entre os dois corpos.

As atividades são: a Exposição Paisagens Cósmicas no hall da Biblioteca Central (BC), que ficará até esta sexta (16), e sessões de observação pública através de telescópios, que serão disponibilizados também em frente à Biblioteca a partir das 19h30 para toda a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de visualizar os planetas Saturno e Marte, além da Lua, se as condições atmosféricas permitirem. Ainda como parte da programação, foi realizada na última sexta-feira, quando 150 pessoas puderam observar a Lua e Saturno através de três telescópios.

A exposição contém vinte painéis de fotografias astronômicas capturadas por observatórios como a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA) e o Observatório Europeu do Sul (ESO), onde o Brasil é o único participante. O servidor e estudante de Meteorologia da Ufal, David Duarte, que é também o atual presidente da Ceaal e responsável pela programação, disse que as atividades são para divulgação científica. “Queremos disseminar a ciência para que ela se torne compreensível ao público, incentivar uma maior participação da sociedade para que a comunidade tenha acesso ao que é produzido na academia", declarou.

A programação se estenderá até sábado (17), na Usina Ciência, localizada no bairro do Farol, onde ocorrerá uma palestra sobre Saturno e o fenômeno da Oposição. Os interessados também terão acesso aos telescópios que estarão à disposição do público após a palestra. Para mais informações, acesse o endereço eletrônico da ceaal