Campus do Sertão inicia ano letivo com aula inaugural na sede em Delmiro Gouveia

Solenidade contou com uma palestra sobre Universidade Pública: desafios políticos-pedagógicos


- Atualizado em
Campus do Sertão inicia ano letivo com aula inaugural na sede em Delmiro Gouveia
Campus do Sertão inicia ano letivo com aula inaugural na sede em Delmiro Gouveia

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O ano letivo de 2014.1 teve início na sede do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na última segunda-feira, 5 de maio. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia de aula inaugural, que contou com a presença do professor Walter Matias Lima, para ministrar uma palestra sobre o tema Universidade Pública: desafios políticos-pedagógicos. Veja mais sobre o Campus aqui.

Assim como na sede de Arapiraca, o primeiro semestre deste ano teve início no Campus do Sertão desde o último dia 5 e seguirá até o dia 13 de setembro. Ainda de acordo com o Calendário, o segundo semestre letivo das sedes Arapiraca e Delmiro se inicia em 29 de setembro, mas há o recesso de 20 de dezembro a 11 de janeiro. O segundo semestre de 2014 é reiniciado no dia 12 de janeiro e se estende até março de 2015.

Já a Unidade de Santana do Ipanema segue igual ao Campus A.C. Simões: primeiro semestre letivo teve início em 10 de março e segue até 20 de julho) e segundo semestre vai de 4 de agosto a 20 de dezembro. Inaugurado em 15 de março de 2010, o Campus do Sertão é uma unidade que oferece os seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Letras, Pedagogia, História e Geografia para cerca de 1.200 alunos.

Na opinião do reitor Eurico Lôbo, o Campus do Sertão tem uma direção envolvida e presente. “Lá em Delmiro, nosso começo foi difícil, mas hoje temos uma estrutura muito boa”, salientou. Ele também destacou a importância da interiorização da Ufal para o desenvolvimento social de Alagoas. "A universidade é um espaço de saber transformador. A nossa atuação, com toda liberdade intelectual, deve estar voltada para que este conhecimento compartilhado possa mudar vidas neste Estado que precisa ainda superar tantos desafios.”