Centro de Inclusão Digital amplia ações no Campus A.C. Simões

O espaço abrigará também o Núcleo de Acessibilidade e o Núcleo de Apoio Pedagógico com atividades direcionadas à comunidade acadêmica

Equipes da Pró-reitoria Estudantil em visita ao Centro de Inclusão Digital (CID) | nothing

Diana Monteiro – jornalista

O Centro de Inclusão Digital (CID) do Campus A.C. Simões passará por reforma na estrutura física e a previsão é de que a partir do segundo semestre deste ano as atividades sejam retomadas ao espaço, atualmente em funcionamento no prédio do antigo Instituto de Computação com oferta de cursos de Informática Básica, Linux e Manutenção de Computadores para a comunidade universitária. Mas, é direcionado principalmente para alunos da graduação que apresentam vulnerabilidade socioeconômica, entendendo que a inclusão digital é um instrumento de cidadania.

Equipes da coordenação de Ações Acadêmicas e do Centro de Inclusão Digital visitaram na terça-feira, 6 de maio, o espaço que abrigará também o Núcleo de Acessibilidade, coordenado pela professora Neiza Fumes, do curso de Educação Física e o Núcleo de Apoio Pedagógico, sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A parceria com o Instituto de Computação disponibiliza alunos como monitores para os cursos ofertados.

O Centro de Inclusão Digital funciona no Campus A.C. Simões desde 2009 e ampliou-se para o interior de Alagoas em 2010 para atender também a uma demanda das escolas públicas. O investimento na política estudantil é destacado pelo pró-reitor Pedro Nelson Ribeiro. “A nossa política estudantil tem ampliado o seu raio de ação também nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Temos investido em propostas que estimulam a permanência do aluno durante o período do curso de graduação, com projetos de impactos positivos para a sua formação e desempenho acadêmico”, enfatiza o pró-reitor.