Cied e NTI investem no aprimoramento do Sistema de Seleção de Tutores
O aprimoramento é uma constante e facilita o trabalho de todos os envolvidos no processo de seleção
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Ascom Cied
O Núcleo de Tutoria da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Alagoas trabalham no aprimoramento do sistema de seleção de tutores. Desde 2013 todos os processos seletivos são gerenciados integralmente por um moderno sistema de inscrição online.
A primeira versão, desenvolvida pelo analista em tecnologia Iran Rodrigues, implementou um sistema de fácil usabilidade, tornando o processo de seleção mais prático, rápido e intuitivo; não só para o candidato, mas também para a equipe da Cied, uma vez que é quem gerencia todas as etapas da seleção como a inscrição, análise de títulos, entrevistas e recursos.
O sistema que tem uma interface moderna e responsiva, adapta-se à exibição em computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, "a construção e implantação de ferramentas de gestão e acompanhamento dos sujeitos da EAD, no caso dos tutores, abre perspectivas inovadoras para a EAD desenvolvida na Ufal, pois permite agilidade aos processos seletivos e acompanhamento pedagógico dos tutores selecionados para os diversos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Ufal".
Em 2014, o sistema de inscrição passou por nova modelagem pelo programador Wilkson Eldon, integrando outros campos que detalham ainda mais o perfil do candidato, como é o caso das opções para inscrição de candidatos que necessitam de atendimento especial e/ou portadores de necessidades especiais, critérios aperfeiçoados igualmente para os próximos editais. Fora também ajustadas outras possibilidades para o candidato ter acesso as informações do processo seletivo corrente e histórico como usuário do sistema.
Para o candidato, a nova modelagem preservou o design e a usabilidade; para os usuários com perfil de administrador, potencializou a autonomia de inserção e consulta de dados e do ponto de vista técnico reconfigurou a linguagem do sistema tornando a gestão deste mais dinâmico e acessível.
Javan Sami, um dos candidatos a seleção de tutores, atesta a eficiência do sistema. “Participar de uma seleção tão segura é bastante gratificante. Não há em Alagoas uma forma tão dinâmica de recrutamento, seleção e comprovação de títulos. Destaco, ainda, que a plataforma onde ocorrem as inscrições é de uma originalidade jamais vista por mim, nela as pontuações são definidas e logo todos sabem quantos pontos conquistaram com seus títulos para posteriormente realizarem comprovações. Foi a primeira vez que realizei uma inscrição com tanta precisão de informações e de objetividade para com os candidatos, ações que garantem transparência e agilidade no andamento do processo seletivo.”
Marco na gestão da EAD
O sistema de inscrição pode ser considerado como um marco no processo seletivo de tutores que, desde 2012, vem sendo aprimorando com o lançamento de Chamada Pública no mínimo duas vezes ao ano, dando total transparência ao processo seletivo. A coordenadora de tutoria do curso de Especialização em Gestão Púbica, Elba Torres, atuante em todos os processos seletivos já desenvolvidos no curso, destaca que “o Núcleo de Tutoria e toda a sua equipe estão de parabéns pela criação do Sistema de Inscrição de Seleção de Tutores. Não vejo pontos negativos, considero o processo ágil, prático e o sistema de fácil utilização”.
Todos estes aspectos reforçam a credibilidade da seleção de tutores, que contam também com a legítima parceria da coordenação e coordenação de tutoria dos cursos, atuantes na elaboração dos editais e diretamente na composição das bancas avaliadoras. Para Rosana Sarita, coordenadora do Núcleo de tutoria da Cied “estes avanços, que só foram possíveis com a colaboração destas parcerias, instigam cada dia mais a CIED e em especial o Núcleo de Tutoria em buscar um trabalho de excelência, centrado na transparência e na consistência da sua atuação”.