Comunidade acadêmica prestigia lançamento do projeto Terça Cultural

O evento, que será realizado semanalmente durante todo o ano, também foi marcado pelo lançamento do edital do Proinart 2014

Comunidade acadêmica prestigia o projeto Terça Cultural | nothing
Comunidade acadêmica prestigia o projeto Terça Cultural

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Com o intuito de promover ações em que a comunidade possa apreciar e curtir produções culturais das mais diversas áreas como música, teatro e dança, a Universidade Federal de Alagoas promoveu, na última terça-feira, 6, dois grandes lançamentos: o edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) 2014 juntamente com o projeto Terça Cultural, uma realização conjunta das pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest).

O Proinart tem o objetivo de proporcionar e estimular a criação de novos grupos artísticos dentro da comunidade acadêmica. Alunos, professores, funcionários que desejarem participar, devem preparar sua proposta e se inscrever no edital, que garante certa quantidade de bolsas para os grupos”, informou o professor Sérgio Onofre, coordenador de Cultura da Proex. Para mais informações visite o link.

Já o Terça Cultural será realizado semanalmente, das 17h às 19h, sempre na Praça da Paz, ao lado do Restaurante Universitário (RU), durante todo o ano. A primeira apresentação ficou sob a responsabilidade da banda Som do Beco, grupo com doze anos de experiência, formado por servidores e estudantes da Ufal, que funciona como um laboratório de música.

A banda trouxe aos ouvintes o Jazz, MPB, Blues, além de músicas internacionais conhecidas, como Stand by me, do cantor Ben E. King. O servidor, integrante e coordenador do grupo falou sobre como é ser a primeira a se apresentar no projeto. “É muito importante fazer parte da abertura e dar o pontapé inicial num projeto como esse, que valoriza a produção artística da comunidade acadêmica, ficamos lisonjeados. O Terça Cultural dará mais vida ao campus”, disse Vanilson Coelho.

A estudante de Química, Cíntia Almeida, que estava prestigiando o evento, disse que estava gostando muito da primeira apresentação. “Som do Beco é uma banda muito bacana acho muito importante a iniciativa da universidade dar essa oportunidade a grupos tão talentosos que ainda não são conhecidos por muita gente, pra que eles mostrem seu trabalho, principalmente se tratando de alunos e servidores da instituição”, disse.

A programação do mês de maio já está completa. No dia 13 ocorrerá o espetáculo teatral de rua “É quanto?”, inspirado na obra “Quanto custa o ferro?”, de Bertolt Brecht, uma realização dos alunos de Teatro Licenciatura da Ufal. O grupo Big Band, se apresentará no dia 20, em seu repertório estilos musicais como jazz, blues, bossa e frevo. Encerrando a programação do mês, o grupo Clowns de Quinta apresentará o espetáculo “Cenas Clownssicas”, com performances que utilizam a linguagem de circo e a arte do palhaço.

Os interessados em participar da programação do Terça Cultural devem procurar a Coordenadoria de Assuntos Culturais, na Proex, por meio do telefone (82) 3214-1541.