Educação a Distância cria Fórum de coordenadores para ampliar o debate

O evento aconteceu no município de São José da Laje e contou com a participação de representante da Capes

| nothing

Ascom Cied

A importância da articulação, a troca de experiências e os relatos do cotidiano da gestão da Educação a Distância (EAD) marcaram o I Encontro Estadual de Polos da Universidade Aberta do Brasil UAB). O evento foi organizado pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas, prefeitura municipal de São José da Laje e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e aconteceu no polo do município de São José da Laje, nos dias 28 e 29 de abril.

De acordo com Carloney Alves, da comissão organizadora, o encontro atingiu seus objetivos de refletir sobre a gestão pedagógica, tecnológica e administrativas, além da identificação dos desafios a serem enfrentados. “Tivemos uma participação expressiva dos coordenadores e secretários de polos. A palestra do professor Jean Marc, da Capes, foi muito interessante e proveitosa. O encontro foi um momento de reflexão a partir do relato da realidade de cada polo, expondo dificuldades e desafios da gestão EAD”, ressalta Carloney, que é coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos da Cied.

Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, que participou da mesa redonda “Desafios e perspectivas da EAD em Alagoas”, o evento ressaltou a importância dos polos para o funcionamento do Sistema UAB e foi significativo para os sujeitos que participam da gestão da EAD no Estado. “Foi criado um Fórum de Coordenadores para reforçar a articulação entre prefeituras, polos, Ufal, Ifal e Capes. Também foi discutida a expansão dos polos e o avanço da oferta de cursos”.
Parceria e avanços
O coordenador de Materiais Didáticos da Cied, Guilmer Brito, que participou do evento apresentando a estrutura da EAD na Ufal, ressaltou a articulação de todos os envolvidos na EAD para o avanço dessa modalidade de ensino em Alagoas. “A parceria com as prefeituras é imprescindível para que toda essa oferta de cursos chegue às diversas regiões do nosso estado, formando e qualificando profissionais de nível superior”.

A coordenadora do Polo Maceió, Elielba Mendes, também saiu entusiasmada com os resultados do encontro. Ela destaca, principalmente, a necessidade de continuidade dessa ação, uma vez que é um “momento importantíssimo de socializar as ações de cada polo e, com isso, ajudar na superação coletiva dos desafios”.

Margarete Vaz, do polo de Santana do Ipanema, reforça a opinião de Elielba e acrescenta que o encontro foi positivo no sentido de aproximar os coordenadores e os secretários dos polos para troca de experiência na busca de soluções para os desafios da gestão. “Tudo foi muito proveitoso, espero que esses encontros continuem”.
E, de acordo com a comissão organizadora, além da criação do fórum, está confirmado o próximo encontro na cidade de Maragogi, mas ainda sem data definida.