Estudantes terão acesso à RU e Residência Universitária ainda este mês

Será preciso fazer um cadastro para obter a gratuidade ou subsídio nas refeições


- Atualizado em
Residência Universitária no Campus A.C. Simões
Residência Universitária no Campus A.C. Simões

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas está finalizando a montagem do novo Restaurante Universitário que será aberto para a comunidade acadêmica ainda no mês de maio. De acordo com o pró-reitor Pedro Nelson, a partir da próxima semana terá início um cadastro online para estudantes e servidores da Ufal que tenham interesse em usufruir do RU.

“Estamos acertando os detalhes com o Núcleo de Tecnologia da Informação [NTI] para disponibilizar o cadastramento. As pessoas terão uma semana para enviar os dados e só então passaremos a lista de usuários ao Restaurante Universitário”, explicou Pedro Nelson. Para ter direito à gratuidade nas refeições os estudantes já devem estar inscritos nos programas de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade, por meio da Proest.

Já os servidores e demais alunos poderão ter acesso ao RU subsidiando as refeições por um valor reduzido, mas, também será necessário realizar o cadastro. Além das informações online como nome completo, matrícula e CPF, os usuários farão um cadastramento biométrico quando o restaurante for liberado, antes da primeira refeição. A partir disso, todas as vezes em que forem ao RU basta utilizar o sistema de biometria.

Qualidade e novidade

O novo Restaurante Universitário precisou aumentar o quadro de pessoal para atender melhor a comunidade. A expectativa é triplicar o número de usuários, já que a capacidade aumentou de mil para 3 mil refeições servidas diariamente, com cardápio balanceado sob a supervisão de nutricionistas.

A novidade é um cardápio especial para vegetarianos. “Vimos a necessidade de incluir no nosso cardápio uma alimentação voltada para as pessoas que são vegetarianas. Os nutricionistas terão atenção especial para atender esse usuários também”, adiantou Pedro Nelson.

As refeições servidas no RU são acompanhadas de suco e fruta de sobremesa.

RUA

A Residência Universitária (RUA) também está em fase de últimos ajustes para ser entregue à comunidade acadêmica. Apenas os itens de segurança estão terminando a instalação. “Não podíamos transferir os estudantes sem garantir que tudo estivesse no lugar. Já colocamos as grades e estamos instalando as câmeras. Todo o resto está pronto para receber os residentes”, comentou Pedro Nelson.

Na próxima semana o pró-reitor estudantil vai se reunir com uma comissão dos residentes para definir o calendário de transferência que, segundo ele, será executado até o final de maio. As três casas mistas da RUA acomodarão 118 pessoas. Alguns quartos comportam três pessoas e outros acomodam até quatro estudantes que são separados entre homens e mulheres. “Definimos que eles próprios vão se agrupar de acordo com as suas comodidades”, ressaltou.