Fórum Nacional discute em Maceió estratégias de fortalecimento do Programa Universidade Aberta do Brasil
Sediado e coordenado pela Ufal, o encontro reúne representantes de universidades de todas as regiões do país que trabalham com Educação a Distância
- Atualizado em
Diana Monteiro –-jornalista
O auditório do Hotel Ponta Verde, na orla da cidade, ficou pequeno para a concorrida Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) integrada atualmente por 104 instituições de ensino superior, iniciada nesta quinta-feira, 29, com a participação do coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutjing e de representantes de instituições de ensino superior e do setor produtivo do Estado.
Na abertura o coordenador Jean Marc Georges declarou que a Capes, fomentadora do Sistema UAB, assume o compromisso de investir e ampliar as ações nessa área com foco na formação de professores da educação básica, e ressaltou a importância do trabalho em parceria com as instituições de ensino superior. “É uma honra a Capes está no trabalho de construção da Universidade Aberta do Brasil para a melhoria da educação do país. O fortalecimento e ampliação do sistema é uma prioridade do Ministro José Henrique Paim. Todos são importantes no processo de construção e avanços da educação brasileira”, enfatizou Jean Marc Mutjing.
A presidente do Fórum Nacional, Maria Luísa Farlan Costa, parabenizou a Ufal por sediar o evento e em especial o coordenador Luiz Paulo Leopoldo Mercado e o vice - coordenador Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied), pelo empenho de trazer a reunião nacional para Maceió. O professor Fernando Pimentel disse que o Governo reconhece o valor da UAB, mas é preciso que haja maior investimento pela Capes para que o sistema atinja fielmente ao que se propõe, alcançando cada dia mais alunos e implantando mais polos de ensino no país. Emocionado, recebeu aplausos pela leitura do poema “No dia em que Deus criou Alagoas”, do saudoso jornalista Noaldo Dantas.
O professor Luis Paulo Mercado destacou a importância do Fórum Nacional para a discussão da educação brasileira e agradeceu sua equipe pelo empenho e responsabilidade para a realização do evento.
O reitor Eurico Lôbo presidiu a mesa de honra do evento e reforçou a importância do Programa para a Universidade Federal de Alagoas, desenvolvido na instituição pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (EAD), iniciado há quase duas décadas pelo Centro de Educação (Cedu), para a qualidade e expansão do trabalho. “Presente com vários polos de ensino, a modalidade a distância é uma forma de democratizar o ensino superior, e na Ufal representa um processo de inclusão social: à medida que permite a interação entre professores, pesquisadores e comunidades mais distantes que, não fosse esse projeto, dificilmente teriam condições de se qualificar”, frisou.
"Temos que pensar a Universidade Aberta do Brasil como um sistema e não dissociá - la da educação presencial”, disse o reitor Eurico Lôbo, que aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria do setor produtivo local com a Ufal para o dinamismo das ações em diversas áreas de atuação.
Integraram a mesa de honra presidida pelo reitor, os professores Luiz Paulo Leopoldo Mercado e Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas; Jean Marc Georges, da Capes; Eliana de Oliveira de Sá, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Eronilda Barbosa da Silva , coordenadora da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Também na mesa de honra Maria Áurea Caldas, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal); e a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil Maria Luísa Farlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá. A abertura da Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi marcada pela apresentação dos artistas Daniel Lima, tenor do Coro da Universidade Federal de Alagoas e pelo violonista Hugo Rocha, que sob aplausos motivaram a plateia a acompanhá-los no refrão da conhecida música Ponta de Lápis, gravada pelo alagoano Eliezer Setton.
Decisões do Fórum Nacional de Coordenadores UAB serão encaminhadas à Capes
Reunião extraordinária aconteceu em Maceió e contou com mais de 70 coordenadores UAB do Brasil
Daniel Borges – estudante de jornalismo
O resultado das discussões da reunião extraordinária do Fórum de Coordenadores UAB se transformará em documento a ser enviado ao coordenador-geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Mutzing. Com a participação de 73 representantes de universidades, a reunião foi realizada em Maceió nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório do Hotel Ponta Verde.
“Nós superamos todas as expectativas. Tivemos uma adesão expressiva das instituições. A discussão dos grupos mostrou maturidade, seriedade e um comprometimento muito grande com a qualidade da EAD”, disse Maria Luisa Furlan, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB.
Entre as decisões que estão no documento está a sugestão da oficialização e regulamentação do Fórum. Os coordenadores também entraram em consenso quanto a atualização dos parâmetros de financiamento; o manifesto de apoio a permanência do Polo de Apoio Presencial e aos modelos de tutoria presencial; e a proposta de critérios de avaliação dos polos.
O grupo de coordenadores que trabalhou o tema Tutoria sugeriu o compartilhamento de pareceres (PJ) sobre editais de seleção de tutores; a regulamentação da função de tutor e o mapeamento dos sistemas de tutoria nas IES.
“Fomos muito bem recebidos em Maceió pelos colegas da Ufal. Tivemos liberdade e tempo para discutir assuntos importantes como avaliação de polos, tutoria e material didático. Com certeza o Fórum e a UAB saem fortalecidos daqui”, destacou o coordenador UAB da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gabriel Alburquerque.
Segundo a coordenadora da UAB da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kathia Sale, a reunião é extremamente importante para a qualidade do sistema UAB no Brasil. “Nós somos a representação de todas as universidades públicas que participam do sistema UAB. E nessa oportunidade de troca de experiências, compartilhamento de informações e reflexões sobre os problemas que enfrentamos, nós nos fortalecemos como coletivo e vamos encontrando soluções”.
Próximas reuniões
“A equipe da Ufal está de parabéns por toda a organização. Foi um momento importante de discussão dos caminhos da EAD no Brasil, da consolidação do sistema UAB e seus novos desdobramentos”, parabenizou a coordenadora UAB da Unicentro, no Paraná, Maria Aparecida Crissi Knuppel,.
De acordo com Luis Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied/Ufal, na reunião foram discutidos três grandes temas da educação a distância no âmbito do Sistema UAB: tutoria, financiamento e polos. “Os resultados da reunião serão levados a Capes para inclusão nas ações em vigor e para novas ofertas de cursos na modalidade a distância pela UAB”.
Fernando Pimentel, coordenador adjunto da Cied ressalta que o evento superou as expectativas. “Nós estamos muito satisfeitos. Conseguimos proporcionar tudo aquilo que pensamos em proporcionar para os nossos colegas das outras universidades. Fizemos o que tínhamos que fazer da melhor forma possível.”
As próximas reuniões de 2014 irão acontecer em Florianópolis (SC), nos dias 4 e 5 de agosto, e no Maranhão, nos dias 17 e 18 de novembro.