Governo Federal informa horários do serviço público em dias de jogo do Brasil

Portaria publicada no Diário Oficial da União esclarece que servidores não serão prejudicados; expediente será até às 12h30; na Ufal, calendário acadêmico não será alterado

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou, no Diário Oficial da União, uma portaria que informa os horários do serviço público federal nos dias de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, cujo início se dá nesta quinta-feira, 12 de junho. No informe, o horário de expediente dos servidores se encerrará às 12h30 pelo horário de Brasília, sem nenhum prejuízo aos serviços considerados essenciais. Confira a portaria em anexo no final da página.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o informe, portanto, não provocará mudanças bruscas no Calendário Acadêmico ou funcionamento dos serviços. Os cursos que funcionam no turno matutino poderão realizar normalmente suas atividades acadêmicas nos dias que coincidem com as datas da Seleção Brasileira de Futebol. Segundo o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a Ufal está trabalhando com um calendário flexível, em que cinco dias foram acrescidos ao mesmo, totalizando 105 dias letivos. Sendo assim, “os cursos com atividades exclusivas no turno matutino podem encerrar as atividades acadêmicas do semestre 2014.1 com cinco dias letivos de antecedência em relação aos cursos que funcionam em outros horários, com relação ao prazo final previsto no Calendário Acadêmico 2014. Tudo isso foi pensado para não gerar prejuízo aos alunos”, complementou.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) esclarece também que os servidores que regularmente trabalham no período vespertino e/ou noturno poderão  optar por cumprir seu horário no período diurno, das 7h às 12h30; ou folgar no período da tarde, mediante compensação. “Em ambos os casos, as horas que deixaram de ser laboradas deverão ser compensadas no período de 16 de junho a 30 de setembro de 2014. E vale salientar também que para quem optar pela compensação, o expediente a ser cumprido deverá ser acordado com a chefia imediata”, declarou a pró-reitora Sílvia Cardeal.

Na primeira fase da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira irá jogar em três dias: contra a Croácia, às 17h do dia 12 de junho; contra o time do México, às 16h do dia 17 e irá enfrentar o time de Camarões, também às 17h, do dia 23 de junho. Veja mais detalhes aquiE confira abaixo a portaria. Mais informações ou possíveis dúvidas devem ser esclarecidas através dos e-mails secretaria@progep.ufal.br, secretaria@prograd.ufal.br ou dos telefones (82) 3214-1032 ou 3214-1084.