MTB participa da 12ª Semana Nacional de Museus com vasta programação

| nothing

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) preparou uma programação especial para a “12ª Semana Nacional de Museus”. O evento gratuito acontece entre os dias 13 e 16 de maio, com palestras, abertura de exposição, reabertura da biblioteca, exibição de filme e apresentação de coral.

Na terça-feira, 13, às 9h, a programação começa com a reabertura da biblioteca do MTB. No dia 14 (quarta) e 15 (quinta), haverá o “I Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. Na quarta, às 14 h, uma mesa-redonda com o tema “Museus: as coleções criam conexões” abre o encontro de pesquisadores.  A mesa será composta pelo diretor do MTB e professor Wagner Chaves, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Ufal, pela professora Suely Cerávolo, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pela antropóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Bahia, Maria Paula Adinolfi.

Na quinta, 15, das 9 às 12h, acontece uma segunda mesa-redonda. A mesa, intitulada “Museus e Produção de Conhecimento”, terá a participação da professora Fernanda Rechenberg, do ICS/Ufal, do professor Iuri Franco, do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA/Ufal) e da antropóloga Maria Paula Adinolfi. Das 13 às 17 h, acontecem as comunicações orais de bolsistas e pesquisadores do MTB e de pesquisadores externos que estudaram as coleções do museu e/ou a trajetória do folclorista Théo Brandão (Veja programação completa em anexo).

Às 18h, será aberta a exposição de curta duração “Reconhecer-se na Pinacoteca do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. A mostra será composta por pinturas e xilogravuras do acervo do MTB, atualmente guardados na reserva técnica da instituição. A exposição, que tem a curadoria assinada por José Carlos da Silva e Julio Cézar Chaves, vai ficar aberta até o dia 14 de junho.

Na sexta, 16, a programação começa com cinema e pipoca. Às 14h, acontece a exibição do filme “Uma Noite no Museu”. São vinte vagas disponíveis. Os interessados em ver o filme devem fazer a inscrição através do email do MTB: museutheobrandao@gmail.com ou por telefone: 3214-1710/1715, nos dias 13, 14 e 15 de maio. Em seguida à exibição do filme, às 16h, acontece o encerramento do evento, no pátio do MTB, com a apresentação do coral da Ufal, CORUFAL.

A Semana Nacional de Museus é um evento que acontece anualmente em instituições museológicas de todo o país para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, os museus estão promovendo atividades em torno do tema “Museus: as coleções criam conexões”. Mais informações pelos telefones 3214-1710/1715.