Museu Théo Brandão promove oficina sobre acervos fotográficos
Inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente; oficina será entre os dias 2 e 4 de junho
- Atualizado em
Jacqueline Batista - jornalista colaboradora
O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore vai realizar a oficina Organização de Acervos Fotográficos entre os dias 2 e 4 de junho. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, através do telefone 3214-1710 (no horário da manhã) ou pelo e-mail museutheobrandao@gmail.com. As vagas são limitadas.
O objetivo do curso é transmitir conhecimentos básicos sobre o tratamento técnico de organização de arquivos e coleções fotográficas, numa abordagem arquivística. Nos dois primeiros dias, a oficina, que tem carga horária de vinte horas, vai acontecer das 8h30 às 17h30. Já no dia 4, a aula começa às 13h30 e termina às 17h30. As aulas serão ministradas pela professora Aline Lopes de Lacerda.
Especialista em organização de acervos iconográficos, mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aline também é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a fotografia nos arquivos, e pesquisadora/documentalista do Departamento de Pesquisa e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).