Pós-graduação em Matemática completa dez anos com planos de ampliação
Defesa da primeira tese de doutorado e homenagens marcaram a comemoração
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Durante os dias 28 e 29 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Matemática comemorou dez anos de atividades, com palestras, defesas de tese e homenagens. No dia 29, pela manhã, a doutoranda Fernanda Gonçalves de Paula defendeu a primeira tese de doutorado do programa, com o título "A dimensão de Gelfand-Kirillov em característica positiva". Fizeram parte da banca examinadora, professores de cinco instituições: André Luiz Flores, da Ufal, Antônio Pereira Brandão Júnior, da UFCG, Plamen Emilov Kochloukov, da Unicamp, Thierry Corrêa Petit Lobão, da UFBA, e Sérgio Mota Alves, orientador, da Uesc.
Em seguida, no auditório da Feac, foi realizada uma solenidade, presidida pelo reitor Eurico Lôbo com homenagem a dez personalidades que contribuíram com a consolidação do Programa, entre elas, o reitor, a presidente da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Vanderlei Horita, o diretor do IM, José Carlos de Almeida, além de professores e ex-diretores da Unidade.
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, destacou o apoio que a fundação oferece para consolidar programas de pós-graduação, fomentando pesquisas que representam avanços importantes na área de Ciência e Tecnologia. "Neste ano de eleições estaduais é preciso ressaltar o papel que a Fapeal cumpre para o desenvolvimento de Alagoas", destacou Janesmar.
O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, parabenizou os professores e alunos que fazem parte do programa e falou da importância da pós-graduação para formar novos profissionais que podem desenvolver a carreira acadêmica. "O próximo passo é ter um doutorado só da Ufal, já que este que foi implementado é em parceria com a Ufba", motivou o pró-reitor.
Também compuseram a mesa durante a solenidade, a pró-reitora de Pós-graduação, Simone Meneguetti, o vice-presidente da SBM, Vanderlei Horita, o diretor do Instituto de Matemática, José Carlos de Almeida, e o coordenador do Programa de Pós-graduação, Marcos Petrucio de Almeida. A programação comemorativa foi finalizada durante a tarde, com a palestra do professor Lorenzo Diaz, da PUC do Rio de Janeiro.