Residência Universitária recebe os primeiros alunos

Na manhã desta segunda-feira, a equipe da Proest foi conversar com os residentes para definir ajustes

Pedro Nelson conversa com os estudantes | nothing
Pedro Nelson conversa com os estudantes

Lenilda Luna - jornalista

Os estudantes que residiam na Residência Universitária da Praça Sinimbú, no Centro de Maceió, já se mudaram para os três prédios concluídos no novo condomínio instalado no campus A. C. Simões. São 63 estudantes que iniciaram a ocupação do novo espaço. Na manhã desta segunda-feira, o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, e a equipe da Proest foram visitar os moradores para levantar as questões que ainda necessitam de ajuste.

Moradora da casa amarela, a estudante de História, Juliana Cândido, reconhece que a nova residência representa uma mudança considerável em relação à antiga. "Sempre tem questões que precisam melhorar, mas já é um avanço", disse a estudante, que também comemora o fato de ficar próxima ao curso, não depender de ônibus e não precisar enfrentar o trânsito todos os dias para chegar às aulas.

Os três prédios prontos contam com estrutura de segurança, com vigilante na portaria, câmeras de circuito interno e ainda está sendo instalada a catraca com reconhecimento biométrico. O sinal de wi-fi para acesso gratuito e de boa qualidade também é uma vantagem para os estudantes. Além de 11 quartos com armários embutidos, todos com banheiro, a casa tem áreas comuns, como sala de estudo, cozinha equipada, lavanderia com máquina de lavar e sala com TV de tela plana e estofado.

Emanuel Cícero Cavalcanti, estudante de Filosofia, era da comissão de moradores da antiga residência e agora está morando na casa verde. "Estamos em processo de eleição para representantes das casas e formação de uma nova comissão, para resolver questões de distribuição dos quartos, regulamento para a boa utilização dos espaços e outros assuntos determinantes para uma boa convivência em uma residência coletiva", ressaltou o estudante.

Na casa azul, os estudantes também conversaram com o pró-reitor sobre detalhes que ainda precisam de reparos no prédio. Edson Santos, estudante de licenciatura em Dança, gostou muito da estrutura e do sossego do local para o estudo, mas para ele, o deslocamento é uma situação oposta à de Juliana. "Como o curso de Dança ainda funciona na Escola de Artes, que fica no Espaço Cultural, agora sou eu que vou precisar pegar ônibus todos os dias", disse o estudante.

Durante toda a semana, a equipe da Pró-reitoria Estudantil vai acompanhar os estudantes para definir questões da mudança. Depois será feito um levantamento para saber que novas vagas podem ser disponibilizadas em edital. Além das três casas já ocupadas, mais duas estão em construção e outras três devem ser construídas. "Para marcar o início da ocupação da nova Residência Universitária, vamos nos reunir com os estudantes para programar uma atividade cultural, que deve ser realizada na próxima sexta-feira", comemorou o pró-reitor Pedro Nelson.