Ufal lança a Terça Cultural

O projeto tem início nesta terça-feira, 6, às 17h, na Praça da Paz , numa promoção das pró-reitorias de Extensão e Estudantil

| nothing

Natália Oliveira - estudante de jornalismo

No dia 6 de maio, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) darão início à Terça Cultural, programação que busca incentivar a circulação artística-cultural dentro da Universidade. O palco dessa realização conjunta será a Praça da Paz, mais conhecida como Praça do RU (Restaurante Universitário). Às 17h, o grupo musical Som do Beco fará a apresentação de abertura do evento. Na ocasião, também será lançado o edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) para 2014.

Ao longo do ano, a Terça Cultural levará à comunidade do campus de Maceió apresentações de grupos e projetos criados dentro da Ufal. A proposta das duas Pró-reitorias é unir esforços para instituir uma programação cultural fixa no Campus Maceió e que será gradualmente estendida para os campis da Ufal no interior. De acordo com o Sérgio Onofre, Coordenador de Cultura da Proex, a Universidade tem vasta demanda cultural, incentivada por iniciativas como o Programa Vivência de Arte da Proest, o Proinart e as iniciativas espontâneas de alunos, técnicos e professores. “Além de produtos resultantes de disciplinas dos cursos de Licenciatura em Teatro, Dança e Música, a adesão aos projetos culturais mostram que há uma grande demanda de alunos de outros cursos da Universidade”, destacou.

As atrações do mês de maio já estão confirmadas. No dia 13, alunos de Teatro Licenciatura da Universidade apresentarão o espetáculo teatral de rua “É quanto?”, inspirado na obra “Quanto custa o ferro?”, de Bertolt Brecht. No dia 20, será a vez do show do grupo Big Band, que tem em seu repertório estilo musicais como jazz, blues, bossa e frevo. Para encerrar o mês, o grupo Clowns de Quinta apresentará o espetáculo “Cenas Clownssicas”, com performances que utilizam a linguagem de circo e a arte do palhaço.

Sobre Som do Beco

O Som do Beco, um grupo formado por estudantes e técnicos do curso de música da Ufal, existe desde 2002. Nessa trajetória, já se apresentou em eventos dentro e fora da Universidade, apresentando em seu repertório música popular brasileira. Atualmente, o grupo se denomina Som do Beco Instrumental Vocal e continua realizando ensaios semanais e abertos ao público no Espaço Cultural Universitário. No ano passado, um projeto dos músicos foi contemplado no edital Proinart.