Ufal passa a integrar rede da Universidade Aberta do SUS
Com a adesão, a maior instituição de ensino superior de Alagoas irá contribuir com a qualificação e educação em saúde no âmbito do SUS mediante a integração ensino-serviço
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
A Universidade Federal de Alagoas agora faz parte da rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Com a adesão, a maior instituição de ensino superior do Estado passará a contribuir com a qualificação e educação em saúde no âmbito do SUS mediante a integração ensino-serviço. Além disso, a Ufal poderá ofertar cursos para o SUS em parceria com a Comissão de Integração Ensino-Serviço de Alagoas (Cies) e em termos de cooperação com outras instituições de Alagoas, cursos de Especialização em Saúde da Família e áreas afins.
O processo de adesão foi coordenado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do servidor Felipe Sarmento, coordenador de Desenvolvimento Pedagógico e contou com contribuições significativas de outros setores da Ufal, como a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), pelos professores Luis Paulo Mercado, Fernando Pimentel e Guilmer Brito; do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), por meio do diretor Alan Pedro da Silva e sua equipe técnica; do pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra; além da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), por meio de Simoni Meneghetti e Irinaldo Diniz
“O processo iniciou-se em 23 de outubro e encerrado em 8 de dezembro. Para participar da seleção, as instituições se cadastraram, preencheram o formulário de adesão e apresentaram os planos de trabalhos, conforme descrito no edital. A análise final das inscrições solicitadas e dos documentos foi realizada pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, por meio de sua equipe técnica, juntamente com a Diretoria de Gestão da Educação na Saúde”, explicou Felipe Sarmento.
De acordo com ele, a Ufal já vem apoiando todos os programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde bem como os programas do Ministério da Educação, de provisão de médicos. “Atualmente temos 10 docentes que supervisionam o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e do Programa Mais Médicos, em parceria com Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Além disso, já estamos ofertando o Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF) para os médicos do PROVAB e Mais Médicos, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) e esperamos ter autonomia nessa oferta em 2015”, complementou Felipe Sarmento.
A adesão da Ufal à rede UNA-SUS também foi pactuada na reunião Ordinária da Comissão de Integração-Ensino Serviço em Saúde (Cies) de Alagoas com parecer favorável e recomendou a Comissão de Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB) sua homologação. Para o coordenador geral da Cied, a adesão da Ufal à UNA-SUS é bastante significativa. “É uma nova área que começa a ser desbravada na oferta de cursos na modalidade a distância em Alagoas pela Ufal, focando principalmente na formação dos profissionais da área da saúde pública”, pontuou Luis Paulo Mercado.
Outras contribuições
A Universidade Federal de Alagoas já vem apoiando e contribuindo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, através de cursos de especialização e capacitação, induzidos tanto pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e demais municípios de Alagoas.
Além disso, os trabalhos envolvem a Coordenação Estadual da Educação Permanente em Saúde e áreas técnicas, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), constituindo-se assim, em um trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas esferas de gestão e as instituições formadoras, com vistas à identificação de problemas cotidianos e à construção de soluções.
“Nesse momento, a Ufal já iniciou os tramites internos para aprovação do curso de Especialização em Saúde da Família, para que o mesmo possa ser ofertado junto à rede UNA-SUS e demais instituições a ela filiadas. Assim, o processo de certificação e a avaliação de desempenho dos envolvidos nos programas de provisão de profissionais da área da saúde no âmbito do SUS, poderá ser realizado por nós o quanto antes”, explicou Felipe Sarmento.
UNA-SUS pelo Brasil
A partir da adesão da Ufal à rede UNA-SUS, o sistema passa a estar presente em todas as regiões do país: das nove instituições de ensino, sete estão no Nordeste, quatro no Centro-Oeste e uma no Sudeste. “É com muita satisfação que recebemos essas universidades. Agora, todas as regiões do país estão cobertas, inclusive a região Norte e o interior do país”, afirmou o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.
A rede UNA-SUS é formada por instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação para a oferta de educação a distância. A articulação entre essas instituições permite um maior intercâmbio de experiências e conhecimentos em proveito da melhoria da cooperação para desenvolvimento de ações educacionais de alcance nacional.
Outro benefício dessa parceria é o compartilhamento de recursos educacionais produzidos no âmbito da Rede em diversos formatos: vídeos, textos, áudios e podem ser reutilizados, refeitos ou adaptados para uso no âmbito da Rede. Assim, há um fluxo nacional contínuo de produção de conhecimento, envolvendo as instituições por meio da troca e produção de materiais instrucionais em seus mais variados níveis de agregação, contextos de aplicação e públicos-alvo.
Os cursos são desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior de excelência do país e têm enfoque prático, baseado no dia a dia de trabalho dos profissionais do SUS e nas suas reais necessidades. Para democratizar o acesso ao conhecimento, a rede promove aulas pela modalidade de Educação a Distância (EaD), buscando trazer dinamismo ao processo ensino-aprendizagem. Veja mais detalhes visitando o site da rede UNA-SUS.