Edufal lança quatro novos livros
O empresário Delmiro Gouveia, as eleições de 2010, o ensino de inglês nas escolas públicas e metodologia científica são os principais temas das obras
- Atualizado em
Pedro Barros - estudante de jornalismo
A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lançou quatro livros, nesta terça-feira, às 10h. O empresário Delmiro Gouveia, as eleições de 2010, o ensino de inglês nas escolas públicas e metodologia científica são os principais temas das obras. Durante a cerimônia, estiveram presentes, além do público leitor, servidores e bolsistas da Edufal.
Os autores Eliseu Diógenes, professor aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Paulo Rogério Stella, da Faculdade de Letras (Fale), e Lúcia de Fátima Barbosa Magalhães Moraes, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), tiveram espaço para apresentar suas obras.
Delmiro Gouveia entre o mito e a realidade: seus empreendimentos e sua contextualidade no tempo e no espaço, de Sérgio Alves, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Davi Bandeira, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Eliseu Diógenes, da Ufal, faz uma comparação de um dos pioneiros da industrialização brasileira com figuras da mitologia grega. "Delmiro representa o mito empreendedor", explicou o professor Diógenes. O livro, que reuniu conhecimentos de Letras e Administração, mostra o contexto histórico em que o biografado viveu e traz fotografias e recortes de jornais da época.
Eleições no Brasil/2010: uma análise dos manifestos em defesa da democracia, de Lúcia de Fátima Moraes, faz uma análise do conteúdo de três manifestos em defesa da democracia lançados em setembro de 2010. "Um acusava o governo Lula de estar levando o país para o autoritarismo; outro dizia que o mesmo governo consolidava a democracia; outro, que a imprensa era golpista", explicou Lúcia. "O objetivo é analisar em que estágio está a democracia no Brasil: se há três grupos disputando com opiniões tão diferentes, ela não se encontra estável".
O ensino de inglês na escola básica pública foi o tema dos artigos reunidos na obra Novos letramentos, formação de professores e ensino de Língua Inglesa, sob a organização de Vanderlei Zacchi e Paulo Rogério Stella. "Temos dois artigos de professores da Ufal, um escrito por mim e Roseanne Tavares, outro por Sérgio Ifa. É importante destacar que esses textos dificilmente apareceriam em outros livros, pois vêm de regiões como o Centro-oeste, Sul e Nordeste (representado por Alagoas e Sergipe), locais geralmente não inclusos nas publicações mais consagradas", explicou Paulo.
Também foi lançada a segunda edição revista e ampliada da obra Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos, de Ana Rita Firmino Costa, Edna Bertoldo, Laura Cristina Vieira Pizzi e Suzana Maria Barrios Luis. O livro traça métodos de estudo, redação e apresentação de trabalhos acadêmicos.
A diretora da Edufal, Stella Lameiras agradeceu pelo trabalho dos servidores e bolsistas da editora. "Todos nós formamos a equipe que possibilita esses lançamentos", disse Stella, apresentando o grupo aos autores. E acrescentou, para os leitores: "no dia de lançamento, os livros tem desconto".