Reitor comunica ao sindicato a decisão do STJ determinando que servidores suspendam a greve

O documento do STJ foi entregue aos coordenadores do Sintufal


- Atualizado em
O reitor Eurico Lôbo entrega o documento ao Sintufal
O reitor Eurico Lôbo entrega o documento ao Sintufal

Lenilda Luna - jornalista

O reitor Eurico Lôbo, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) para comunicar a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que considerou abusiva a greve dos servidores das Instituições Federais de Ensino, deflagrada desde 17 de abril deste ano. Os ministros do STJ determinam que os servidores públicos retomem imediatamente as atividades.

Eurico Lôbo esclareceu que a ação de dissídio de greve foi proposta pela Advocacia Geral da União - AGU - e não pelas gestões das Universidades. "Consideramos legítimo o direito de greve e respeitamos as manifestações dos servidores, mas, como gestor da Ufal, tenho a obrigação de entregar o documento e de comunicar oficialmente ao Sintufal sobre a decisão da Justiça", esclareceu o reitor.

O reitor garantiu ainda que a suspensão da greve não vai interferir no processo de negociação em andamento. "Além das reivindicações nacionais, os sindicalistas encaminharam cinco ou seis questões locais, como novas ações na política de formação dos servidores e ampliação de vagas na creche, que vamos continuar analisando. Estamos numa relação de negociação e não de confronto e vamos manter o diálogo aberto", ressaltou Eurico Lôbo.

Ao receber formalmente o documento, o coordenador-geral do Sintufal, Emerson Oliveira, comunicou que precisa ouvir a categoria para se posicionar sobre a decisão judicial. "A greve não é do sindicato ou de um grupo de servidores. A greve é de toda a categoria em busca de direitos legítimos. Por isso, antes de decidir se vamos acatar a decisão do STJ precisamos realizar uma assembleia", esclareceu o sindicalista.

Para conhecer o teor das reivindicações nacionais e locais, acesse o link.

Para ler o documento do STJ determinando a suspensão da greve, acesse o link.