Instituto de Computação recebe visita de pesquisadora Canadense

Julita Vassileva ministrou uma palestra e conheceu pesquisas feitas pelo curso


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A professora canadense e grupo da Ufal
A professora canadense e grupo da Ufal

Rosiane Martins – estudante de jornalismo 

Na tarde da segunda–feira, 4, a professora universitária canadense Julita Vassileva realizou palestra no Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A pesquisadora veio ao Brasil para participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e aproveitou a estadia no país para visitar as instalações do curso de Computação do Campus A. C. Simões. Julita Vassileva é uma pesquisadora canadense da área de pesquisa sobre Inteligência Artificial em educação e sistemas colaborativos. 

Segundo o professor e coordenador do grupo de pesquisa Tecnologias Inteligentes Personalizadas e Sociais (TIPS) Evandro Costa, foram apresentados resultados de pesquisas feitas pelo grupo. “Houve a apresentação de um software inteligente para apoiar o aprendizado de lógica que desenvolvemos para se prestar como um ambiente de aprendizagem baseado em resolução de problemas, tendo um mecanismo de avaliação automática da solução apresentada pelo estudante, sugestão de feedbacks sensíveis ao contexto da solução do problema”, destacou o professor. 

O software, a princípio, será utilizado experimentalmente em sala de aula com alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação e possivelmente será utilizado no Canadá em algumas turmas do curso de Ciência da Computação da Universidade de Saskatoon, onde atua a professora Julita. 

Outras pesquisas também foram apresentados a Julita, como as técnicas sofisticadas em sistemas de recomendação personalizada, aplicadas na recomendação de artigos científicos e também na recomendação de pessoas especializadas em determinados assuntos para tirar dúvidas no contexto de redes sociais, tais como: facebook e twitter. A pesquisa sobre mineração de dados educacionais buscando respostas para explicar possíveis motivos sobre algumas disciplinas com altos índices de reprovação e por fim, apresentamos resultados de uma pesquisa sobre como contribuir para incrementar as interações de estudantes dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, no caso o Moodle, usando o serviço de fórum de discussão, valendo-se do recurso de mapa conceitual e mecanismos de suporte à mediação. 

A visitante destacou o trabalho realizado e se mostrou interessada em continuar parcerias com pesquisadores alagoanos”, declara Evandro.