Revista Crítica Histórica lança sua nona edição
Neste semestre, a publicação coordenada pelos cursos de História da Ufal terá como assunto principal as Relações Internacionais
- Atualizado em
Pedro Barros - estudante de Jornalismo
A revista Crítica Histórica, publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHIS) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está lançando sua nona edição. Neste semestre, ela traz como destaque um dossiê sobre História e Relações Internacionais.
São assuntos abordados: as interferências políticas de países sobre outros; a "Nova Ordem Internacional"; o grupo BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul) e o G20; as influências da Coluna Prestes, na década de 1920, sobre as relações internacionais do Brasil; o "Pan-Americanismo"; as representações do Nordeste brasileiro no jornal New York Times; e a internacionalização do Estado na história contemporânea.
"Procuramos reiterar a importância deste debate tanto no campo da História como no conjunto das Ciências Humanas. A interdisciplinaridade é condição sine qua non para o alargamento e aprofundamento de questões urgentes no campo internacional, não só no que diz respeito às relações entre Estados-nação, mas também entre esses e as Organizações Internacionais e os blocos econômicos", explicou a apresentação do dossiê.
A série de artigos foi organizada pela professora Alessandra Marchioni, do curso de Direito da Ufal e pelos professores Henrique Zeferino de Menezes, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Vitor Eduardo Schincariol, de Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC.
A publicação
O objetivo principal da revista é divulgar a produção historiográfica em geral, dando ênfase em pesquisas originais e articulando a troca de informações entre pesquisadores da região e do país, promovendo também a diversidade de temas.
O Dossiê Temático é a principal seção da revista, composto por artigos de colaboradores de vários lugares sobre uma mesma temática. A publicação também traz: estudos de documentação (artigos que analisam fontes primárias ainda inéditas ou pouco exploradas pelos historiadores, além de resultados parciais de pesquisas nessa área); resenha de livros; ensaios; entrevistas com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais; calendário de eventos acadêmicos; e sugestões de material didático (livros, filmes, mapas e outros que sejam ferramentas para o ensino de História em todos os níveis). Ainda há uma seção de artigos gerais, na qual pesquisadores podem colaborar, enviando textos durante o período de chamadas estabelecido pela comissão editorial.
Acesse a revista online e saiba mais sobre ela no site.