Ufal adapta portais para atender a vários dispositivos
Técnica utilizada vai facilitar acesso das informações em vários tipos de tela, seja computador, tablet ou celular
- Atualizado em
Simoneide Araújo – jornalista
A partir de quarta-feira, 13, os portais da Universidade Federal de Alagoas (Geral, Estudante, Servidor e da Transparência) passarão a ter uma nova estrutura para atender às especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. A técnica de desenvolvimento de sites utilizada, chamada responsividade, vai facilitar a navegação por parte dos usuários, ou seja, será uma única versão para vários tamanhos de tela.
Segundo o coordenador dos portais, Alexandre Marinho, nada foi mudado em termos de organização de conteúdos. “A intenção inicial foi oferecer uma melhor visualização dos conteúdos das páginas, para facilitar a gerência e atualização das informações disponibilizadas.
De acordo com Alexandre, essa mudança faz parte das ações prioritárias do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). “Foi decidido que essa técnica da responsividade deve ser usada em tudo o que for desenvolvido nessa área. Com isso, vamos conseguir atender a um maior número de usuários dos sistemas e informações da Universidade. Ainda temos poucos acessos aos portais via celular e sabemos que um grande número de alunos e servidores usam esse dispositivo para buscar informações”, explicou.
Por conta das alterações, os portais ficarão fora do ar na próxima segunda, até o meio-dia. As páginas das Unidades Acadêmicas também passarão a ter as novas versões, mas as adaptações serão disponibilizadas gradativamente até 2015.