Ufal participa do 15º Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas

Luis Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied, está em um dos painéis do evento que acontece em Lisboa

Luis Paulo Mercado, coordenador da Cied | nothing
Luis Paulo Mercado, coordenador da Cied

Ascom Cied

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem espaço garantido no 15º Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas, que acontece de 19 a 21 de outubro na Universidade Nova de Lisboa. Como representante do reitor Eurico Lôbo, o coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luis Paulo Mercado, irá participar do painel Os MOOCS  e a aprendizagem digital.

A discussão também conta com as intervenções de Carolina Jeux (E-learning da Telefônica), Pedro Aranzadi (diretor-geral do Portal Universia), Antônio Moreira Teixeira (presidente da European Network) e Jucimara Roesler (Universidade Tirantes, Unit/Brasil).

Para o reitor Eurico Lôbo, a EAD da Ufal é reconhecida nacionalmente como uma instituição e núcleo de excelência. Por isso, foi imediata a acolhida pelo reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, coordenador do Grupo Tordesilhas no Brasil, para que fizesse a apresentação no encontro, cuja temática será As universidades e novos instrumentos de aprendizagem digital / MOOCS.

“A Ufal, pela competência que vem desenvolvendo na EAD, tem esse reconhecimento nacional. Portanto, nada mais indicado do que a presença do coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, para uma apresentação formal, representando não só Alagoas, mas o Brasil nesse evento", ressaltou Eurico Lôbo.

Três países

O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica de universidades de Portugal, Brasil e Espanha. O objetivo é promover a colaboração entre as universidades de três países no campo da ciência e da tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional.

Criado em junho de 2000, durante a primeira reunião de reitores das universidades do Brasil, Espanha e Portugal, o Grupo surgiu como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Atualmente envolve 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 18 portuguesas e oito espanholas.

Entre os objetos estabelecidos pelo Grupo, destaca-se a promoção de atividades de cooperação multilateral em educação, ciência, tecnologia e inovação, incentivando a criação de redes de pesquisa que estimulem a mobilidade dos investigadores e levem à realização de novos projetos. Também faz parte dos objetivos a cooperação em matéria de educação, capacitando redes de ensino em que a mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo é incentivada, assim como o intercâmbio de currículos e modelos educativos de trabalho; e o incentivo à interação entre as universidades e empresas no sentido de criar novos postos de trabalho e melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento social da comunidade.