ETA exibe peça "O Testamento do cangaceiro" nas ruas de Maceió

Espetáculo conta a história do sertanejo Cearim, que entra numa aventura para cumprir promessa a um cangaceiro


- Atualizado em

Redação Ascom 

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) exibe nos dias 8, 9 e 10, a peça teatral O Testamento do cangaceiro. As apresentações acontecem todos os dias às 20h: quarta-feira (8), na Praça Santa Tereza, no bairro do Vergel; quinta-feira (9), no Quintal Cultural, no Bom Parto; e na sexta-feira (10), na Orla da Pajuçara. 

Estreado segunda-feira (6), na Praça Sinimbu, o espetáculo conta a história do sertanejo Cearim que, após perder os pais durante uma terrível seca, ajuda um cangaceiro à beira da morte e "enfia o pé na jaca" como nunca imaginou. A peça foi montada no curso técnico de Formação de Atriz/Ator, um dos poucos, no Brasil, que possui a disciplina de Teatro de Rua como cadeira obrigatória da grade curricular.  

Segundo a organização do evento, o texto, do autor paulistano Chico de Assis, é baseado no cordel e possui muitos elementos da farsa e dos autos, com uma dinâmica e profusão de personagens e quiprocós que divertem e fazem refletir plateias de todas as idades. 

"A força dos tipos nordestinos, como o lavrador, o cangaceiro, o cego, o vigário, o sargento, a quenga, a santa e o diabo, surgem nos tipos de jovens atores em processo de formação técnica e que hão de brilhar em terras alagoanas, brasileiras e quiçá, do mundo", escreveu a organização do evento.