Faculdade de Medicina promove Semana da Arte e Cultura
Atividades incluem recitação de poesias, oficinas e apresentações musicais
- Atualizado em
Pedro Barros - estudante de Jornalismo
Começou nesta segunda-feira (6), a IV Semana de Arte e Cultura da Faculdade de Medicina (Famed). O evento, que acontece no prédio da unidade, busca explorar a arte no cotidiano e sua relação com a prática médica, incluindo poesia, fotografia, música, dança, entre outras atividades.
A programação segue até quinta-feira,9, com diversas atividades, entre elas oficinas de cenopoesia, arte com material reciclado e técnicas massagem, além de recitação de poesias, apresentações musicais e de dança cigana e flamenga.
A abertura teve como convidado o artista cearense Ray Lima, que executou uma intervenção cenopoética, um momento de interação com o público e entre o público, que envolve canto, poesia e reflexões. "Há muitas reclamações de que os médicos sequer olham para seus pacientes. Mas isso não é culpa do médico, é culpa de uma sociedade que está se construindo assim", declarou o artista.
"Há várias dimensões de cuidar do outro. A Semana da Arte e Cultura tem como objetivo adentrar no cotidiano muitas vezes estressante dos alunos de medicina, muito focado nas habilidades clínicas e com sobrecarga de assuntos", disse a professora Edna Bezerra, que coordenou o momento junto à professora Josineide Francisco Sampaio.
"A arte pode melhorar a atuação como médico, propiciando mais afetividade, sensibilidade e ajudando-o a explorar outras dimensões do cuidado, que não a clínica. A arte tem o potencial de despertar nossa criatividade, que todos temos, mas às vezes está adormecida. O objetivo desse evento, portanto, é fomentar o que temos de artístico dentro de nós, para formarmos profissionais mais humanizados, que vejam o paciente como sujeito e não como objeto", declarou a professora.
Mais informações:
Telefone: 3214-1152
E-mails: cenex_famed_ufal@hotmail.com e extensao.famed.ufal@gmail.com