Grupo de pesquisa lança sétima versão do Troplux
O programa de simulação da iluminação natural comemora 12 anos de projeto
- Atualizado em
Keila Oliveira – estudante de Jornalismo
Na tarde da sexta-feira, (4), o Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu), do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou a sétima versão bilíngue do software Troplux. O lançamento ocorreu na sala do Grilu e reuniu o professor e coordenador do projeto Ricardo Cabús, professores e estudantes de graduação e pós-graduação do Ctec.
De acordo com o professor Ricardo Cabús, o Troplux é um programa de computador que simula a iluminação natural no ambiente construído. “Com o software podemos saber o quanto de luz chega em uma casa ou em um edifício, por exemplo. E, a partir das coletas e processo de dados, é possível saber o quanto de luz natural o ambiente possui e o quanto de luz artificial será utilizado para o projeto arquitetônico de iluminação”, explica.
O programa tem 12 anos e foi desenvolvido pelo professor Ricardo Cabús durante seu doutorado na Inglaterra. Nesses anos de projeto, mais de mil pessoas, incluindo instituições e universidades de todo o país e do mundo, já o utilizaram. A nova versão já possui mais de 500 usuários cadastrados e a grande novidade, é que, diferente das versões anteriores, o Troplux 7 é bilíngue. Agora, além do inglês, o usuário tem todos os comandos e mensagens em português, facilitando o uso, sobretudo nos cursos de graduação.
O Troplux tem o apoio da Ufal, Instituto Lumeeiro, Eletrobras e CNPq e é considerado um software de alto nível de confiança pela metodologia utilizada. Muitos programas de graduação e pós-graduação em diversas universidades do país o utilizam com fins diversos, como estudos de conforto ambiental, utilização de luz artificial em ambientes, projetos arquitetônicos e estudos de eficiência energética.